Debate

No Japão, políticos simulam gravidez e sentem na pele dificuldades enfrentadas por mulheres

por: Redação Hypeness

Colocar-se no lugar do outro e se permitir sentir o que o outro sente é a principal virtude da empatia. Para estimular os homens a participarem das tarefas diárias domésticas no país (majoritariamente realizadas pelas mulheres), alguns políticos japoneses resolveram levar o exercício psicológico da empatia ao máximo da prática: eles vestiram barrigas falsas para simularem o esforço de tais tarefas quando se está grávida.

gravido1

A campanha envolveu três governadores, que vestiram coletes de 7,3 quilos cada um, o equivalente a uma gravidez de aproximadamente 7 meses. Vestidos os coletes, os políticos viveram o que toda mulher vive: pegaram ônibus, fizeram compras, subiram escadas e se vestiram. A dificuldade e o cansaço logo tomaram a cena – como é possível ver no vídeo abaixo.

“Vejo como é difícil carregar um bebê (na barriga) e realizar tarefas domésticas. Acredito que tenho que ser mais amável”, disse Shunji Kono, 52 anos, governador de Miyazaki e pai de três filhos. No Japão, enquanto as mulheres dedicam em média 05 horas de seu dia para atividades domésticas, os homens dedicam somente uma hora.

gravido3

A campanha visa estimular também a ascensão profissional das mulheres. Esse é um dos pontos fortes do programa que o primeiro ministro Shinzo Abe pretende realizar para estimular a economia do país. O exercício vale para nos lembrar que ter empatia pelo outro e lutar pela igualdade melhora a vida de todos não só social e humanamente, mas também economicamente.

gravido2

gravido4

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fogaça é internado em São Paulo e deixa fãs preocupados