Debate

Para combater obesidade, refrigerantes e sucos industrializados podem ter mais impostos

por: Redação Hypeness

Embora não seja o único, o consumo excessivo do açúcar é um dos grandes responsáveis pelo aumento da obesidade no mundo. Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado na última terça-feira, 11, indica uma maneira simples de combater esse problema: aumentando os tributos de bebidas açucaradas.

Esse tipo de bebida, que inclui refrigerantes e sucos de caixinha, são uma fonte de açúcares livres e calorias desnecessárias. De acordo com o estudo Fiscal policies for Diet and Prevention of Noncommunicable Diseases, a redução no consumo deste tipo de bebida poderia também gerar uma diminuição nos índices de obesidade, diabetes tipo 2 e cáries dentárias.

Para os pesquisadores, um aumento de pelo menos 20% no preço de venda destes produtos poderia gerar uma diminuição proporcional no consumo. Mas calma: a ideia não é apenas subir os preços. Esse aumento poderia ser compensado com subsídios para compra de frutas e vegetais, reduzindo o custo destes alimentos entre 10% e 30% com o intuito de aumentar o consumo de produtos naturais em detrimento daqueles industrializados.

drink2

Imagem via / Foto destaque via

A diminuição do consumo de bebidas açucaradas significa uma menor ingestão de ‘açúcares livres’ e calorias no geral, uma melhor nutrição e menos pessoas sofrendo com sobrepeso, obesidade, diabetes e cárie dentária”, divulgou a OMS em nota. O estudo indica ainda que alguns grupos de pessoas responderiam melhor às mudanças de preços nos produtos e estariam mais dispostos a adequar sua alimentação. Entre eles estão pessoas com baixo rendimento, jovens e aqueles que consomem alimentos e bebidas pouco saudáveis com frequência.

Outros países já aderiram a iniciativas similares. No México, por exemplo, foi criado um imposto sobre as bebidas não alcoólicas com adição de açúcar, enquanto a Hungria taxa produtos com altos níveis de açucares, sal ou cafeína. As informações são do Ciclo Vivo.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Relato denuncia política racista do Facebook contra funcionários negros