Inovação

Paris inaugura sua primeira sala para consumo assistido de drogas

Redação Hypeness - 18/10/2016

Há mais de uma forma de encarar o consumo de drogas. A mais conhecida, você sabe, é a repressão, a preferida de alguns governos, mas que alguns outros países já perceberam não ser tão eficaz. Uma alternativa é a redução de danos, que trata a questão como de saúde pública, e não de segurança, e é por isso que Paris inaugurou sua primeira sala de consumo assistido.

A política de redução de danos já é utilizada em lugares como Alemanha, Canadá, Espanha, Holanda e Suíça. O consumo de drogas injetáveis é um problema na França, não apenas pelo uso das substâncias, mas porque muitos usuários aplicam agulhas sem condições higiênicas adequadas, propagando doenças – a ONU diz que o risco de contrair HIV é 3 vezes maior compartilhando seringas que fazendo sexo sem proteção.

image

A sala, de 450m², conta com material esterilizado e orientadores que ajudam os usuários a fazer as injeções com segurança. Além disso, psiquiatras se encontram à disposição para ajudar quem está disposto a deixar o vício para trás. A meta é atender 150 usuários por dia.

Médicos, enfermeiros, educadores, assistentes sociais e agentes de segurança trabalham no lugar, que atua em parceria com um hospital para agir em casos de emergência. José Matos, supervisor do local, conta que o principal objetivo é criar uma relação com o usuário, para acompanhar seus casos de perto e oferecer tratamento sem criar estigmas.

O centro conta também com sala de repouso, biblioteca e ateliê, para aqueles que queiram se dedicar a atividades artísticas com materiais reciclados. O supervisor explica que é necessário ajudar formas produtivas de ocupar o tempo dos usuários para, progressivamente, ajuda-los a mudar de situação.

newvisions2k14_1389192408

Imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Smartphones em promoção no Prime Day