Debate

Pegou mal: Camiseta usada por atriz em capa de revista causa polêmica

por: Redação Hypeness

A ex-Miss Mundo Priyanka Chopra teve uma reviravolta em sua vida quando passou de atriz de Bollywood para a protagonista de ‘Quântico’, uma das séries americanas de maior sucesso do momento. No entanto, as notícias recentes que envolvem seu nome não têm absolutamente nada a ver com sua carreira de sucesso.

A indiana que atualmente vive nos Estados Unidos vem sendo o centro de uma polêmica por estrelar a capa da última edição da revista Condé Nast Traveller usando uma camiseta controversa. A peça mostra as palavras ‘refugiado’, ‘imigrante’ e ‘forasteiro’ riscadas, e dá destaque para a palavra ‘viajante’.

priyanka

A imagem causou revolta nas redes sociais e a atriz foi acusada de insensibilidade à situação dos refugiados e de insultá-los. Além disso, os internautas ainda chamaram atenção para o fato de que ser um refugiado não é uma questão de opção.

A publicação pediu desculpas e, através da BBC, afirmou que sua intenção era ‘destacar os rótulos muitas vezes colocados sobre as pessoas’. A atriz também tentou se retratar e, em entrevista a um canal de televisão da Índia declarou que a ideia da camiseta surgiu da revista, que produziu a peça especialmente para a ocasião

“(…) eles me imploraram para vesti-la. Disseram que estavam abordando a xenofobia que é um grande problema que está acontecendo”. E continuou – “Eu acho que comprei a ideia. Eu realmente sinto muito sobre os sentimentos que feri. Sempre me posicionei contra os rótulos. Estou muito chateada e me sinto terrível, mas a mensagem foi mal interpretada“, declarou.

Por mais que a intenção da revista possa ter sido boa, dar a entender que ser refugiado é uma questão de escolha – e que eles são na verdade meros ‘viajantes’, como se estivessem fazendo turismo – soa como glamourização da terrível crise humanitária que está acontecendo atualmente no mundo.

Em seu website, a Conde Nast publicou um comunicado respondendo às críticas e explicando a intenção da mensagem – “É sobre rotular imigrantes, refugiados ou forasteiros criando uma cultura de xenofobia. (…) É sobre como estarmos permitindo que alguns líderes poderosos construam barreiras que tornam ainda mais difícil que pessoas brilhantes, motivadas e trabalhadoras vejam mais do mundo, aprendam com ele e o tornem melhor para todos nós”.

Todas as imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após pressão popular, Bolsonaro revoga decreto para privatização da atenção básica