Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O que significa descansar para você? Uma pesquisa recente realizada pela BBC em parceria com o coletivo de pesquisadores Hubbub, vinculado à Durham University, na Inglaterra, ouviu 18 mil pessoas de 134 países sobre o assunto e chegou a resultados surpreendentes sobre o significado do descanso.
A pesquisa teve início em novembro do ano passado e buscava entender como as pessoas gostam de descansar, além de avaliar se existe uma relação entre descanso e bem-estar. Entre os dados inusitados que apareceram na pesquisa, chama a atenção o fato de que cerca de 9% dos entrevistados associou o descanso às palavras “culpado” ou “estresse induzido”, mostrando que para muitas pessoas descansar ainda é sinônimo de preocupação.
Em outro momento, os participantes do teste foram convidados a escolher as atividades que consideravam mais relaxantes dentro de uma lista. “Ler” foi a atividade escolhida pela maioria, seguida por opções como “estar em um ambiente cheio de natureza”, “estar sozinho”, “ouvir música”, e “fazer nada”. Ao analisar estas respostas, os pesquisadores perceberam que, em sua maioria, estas são atividades que fazemos sozinhos.
Uma das explicações possíveis para isso é que as pessoas poderiam se focar mais naquilo que estão sentindo quando estão sozinhas. Mas, além disso, o fato de estarem sozinhas faz com que estas pessoas consigam se desligar de si mesmas também, enquanto ficam algum tempo sem pensar em nada.
Foto: Sander Smeekes / Foto destaque: Ben White
O estudo também mostrou que as pessoas que haviam descansado menos no dia anterior tinham uma pontuação menor em termos de bem-estar do que aquelas que haviam descansado mais horas. O melhor índice de bem-estar nesse sentido foi encontrado por aqueles que haviam descansado entre cinco de seis horas nas últimas 24 horas.
Outro dado interessante foi a opinião das pessoas ao responder a pergunta sobre descansar ser o oposto de trabalhar. A maioria dos entrevistados que tinham um emprego fixo acreditava que sim, enquanto pessoas que trabalhavam como autônomas ou exerciam atividades voluntárias tiveram tendência a dizer que não, o que mostra que a diferença na percepção do que é descanso pode também estar associada à atividade exercida por cada pessoa.
Veja também:
Publicidade
Basta um dado sobre a violência contra a mulher para entender a monstruosa dimensão do problema no Brasil: aqui, por...
Divulgado nesta quinta-feira (29), um relatório do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes...
A atriz Samara Felippo, 43 anos, fez revelações importantes em entrevista ao humorista Rafinha Bastos no Youtube....
Kirs é casado com Mattea Goff, com quem tem duas filhas, Seleste, de 5 anos, e Aurora, de 5 meses. Há pouco tempo,...
Nos últimos dias, Caroline Martins, participante do MasterChef Brasil 2017, foi alvo de uma série de críticas no...
A Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê localizada no bairro da Liberdade em Salvador, deve ser leiloada para...
Três crianças encontraram munições da Segunda Guerra Mundial enquanto brincavam com um ímã na cidade de Ohrdruf,...
A prefeitura da cidade de Roterdã, na Holanda, confirmou que não irá mais desmontar parte da ponte Koningshaven,...
Receber o diagnóstico de que o pequeno Miguel, hoje com três anos, é autista, não foi um grande problema para a...