Debate

Pesquisa indica que a solidão pode ser a maneira mais eficaz de descanso

04 • 10 • 2016 às 05:05
Atualizada em 07 • 02 • 2019 às 16:49
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O que significa descansar para você? Uma pesquisa recente realizada pela BBC em parceria com o coletivo de pesquisadores Hubbub, vinculado à Durham University, na Inglaterra, ouviu 18 mil pessoas de 134 países sobre o assunto e chegou a resultados surpreendentes sobre o significado do descanso.

A pesquisa teve início em novembro do ano passado e buscava entender como as pessoas gostam de descansar, além de avaliar se existe uma relação entre descanso e bem-estar. Entre os dados inusitados que apareceram na pesquisa, chama a atenção o fato de que cerca de 9% dos entrevistados associou o descanso às palavras “culpado” ou “estresse induzido”, mostrando que para muitas pessoas descansar ainda é sinônimo de preocupação.

Em outro momento, os participantes do teste foram convidados a escolher as atividades que consideravam mais relaxantes dentro de uma lista. “Ler” foi a atividade escolhida pela maioria, seguida por opções como “estar em um ambiente cheio de natureza”, “estar sozinho”, “ouvir música”, e “fazer nada”. Ao analisar estas respostas, os pesquisadores perceberam que, em sua maioria, estas são atividades que fazemos sozinhos.

Uma das explicações possíveis para isso é que as pessoas poderiam se focar mais naquilo que estão sentindo quando estão sozinhas. Mas, além disso, o fato de estarem sozinhas faz com que estas pessoas consigam se desligar de si mesmas também, enquanto ficam algum tempo sem pensar em nada.

ler1

Foto: Sander Smeekes / Foto destaque: Ben White

O estudo também mostrou que as pessoas que haviam descansado menos no dia anterior tinham uma pontuação menor em termos de bem-estar do que aquelas que haviam descansado mais horas. O melhor índice de bem-estar nesse sentido foi encontrado por aqueles que haviam descansado entre cinco de seis horas nas últimas 24 horas.

Outro dado interessante foi a opinião das pessoas ao responder a pergunta sobre descansar ser o oposto de trabalhar. A maioria dos entrevistados que tinham um emprego fixo acreditava que sim, enquanto pessoas que trabalhavam como autônomas ou exerciam atividades voluntárias tiveram tendência a dizer que não, o que mostra que a diferença na percepção do que é descanso pode também estar associada à atividade exercida por cada pessoa.

Veja também:

Publicidade

Canais Especiais Hypeness