Quase toda mulher negra já viveu este dilema de beleza: a indústria cosmética produz muito mais produtos voltados a caucasianas do que a negras. Sendo assim, encontrar o creme ideal para o cabelo ou a base no tom perfeito ainda podem ser considerados verdadeiros desafios.
Para mudar esta triste realidade – que apenas é mais um reflexo do racismo existente no mundo – três jovens empreendedoras brasileiras uniram forças. Élida Aquino, Bárbara Vieira e Graucianna Santos fundaram a startup Afrô Box, um clube de assinaturas que disponibiliza produtos voltados exclusivamente a mulheres negras.

O projeto, que arrecadou recursos através de uma campanha de financiamento coletivo até o começo deste mês, oferecerá um serviço personalizado às clientes. Para isso é preciso preencher um formulário online indicando preferências e características pessoais como o tipo de cabelo, de pele e etc. Com base nestas informações o sistema encontra os produtos que se encaixam no perfil da consumidora e ela recebe em casa uma caixa com até oito itens que variam entre amostras e produtos em tamanho real.
O lançamento da primeira edição da caixa de beleza acontecerá em dezembro, mas a assinatura já está disponível antecipadamente com os seguintes valores: R$ 64,90, R$ 60,90 e R$ 52,90 ao mês.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=440M4pW6zp0″]



Todas as imagens: Reprodução YouTube