Debate

Tim Burton errou rude ao tentar explicar a ausência de personagens negros em seus filmes

05 • 10 • 2016 às 05:05 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Muitos diretores de cinema nunca são questionados a respeito da falta de representatividade no elenco escolhido para seus filmes. Mas Tim Burton foi – e errou feio ao tentar explicar porque há tão poucos personagens negros em sua obra.

A pergunta foi feita pelo site Bustle após Samuel L. Jackson ser escalado para interpretar o vilão do filme O Lar das Crianças Peculiares, em cartaz no Brasil desde a última quinta-feira, 29. O ator foi o primeiro negro a ter um papel de destaque na filmografia do cineasta, embora outros já tenham aparecido em papeis secundários.

burton2

A resposta do diretor? “Eu lembro que, quando eu era criança, assistia à Família Sol-Lá-Si-Dó e eles começaram a ficar todos politicamente corretos. Tipo, ok, vamos ter uma criança asiática e uma negra. Eu costumava ficar mais ofendido por isso do que… Eu cresci vendo filme blaxploitation [gênero de filmes protagonizados por personagens negros que se popularizou nos EUA nos anos 70], certo? E eu dizia ‘eles são ótimos’. Eu não dizia ‘devia ter mais pessoas brancas nesses filmes’.”

Um dos motivos para que o tema viesse à tona justamente agora é o fato de que O Lar das Crianças Peculiares é baseado no livro O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs. O romance mistura narrativa com uma série de fotografias antigas de pessoas bastante diversificadas, o que não se repete na adaptação cinematográfica da obra.

burton3

Fotos © Twentieth Century Fox / Foto destaque © Matej Divizna/Getty Images

Samuel L. Jackson disse ao Bustle que também teria percebido a ausência de atores negros em filmes de Tim Burton, mas que não acredita que seja “culpa do diretor ou de seu jeito de contar histórias“.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness