Inovação

Utilizando o sol e água do mar, esta fazenda no meio do deserto produzirá 17 mil toneladas de alimento

por: Redação Hypeness

Luz solar e água do mar: essa é a receita da fazenda Sundrop para fazer brotar, no meio do deserto australiano, 18 mil tomateiros, podendo produzir até 17 mil toneladas de alimento por ano. A fazenda é a prova de que, sem solo adequado, sem o uso de combustível fóssil, sem água subterrânea ou pesticidas, mas com a devida inteligência humana, pitadas de tecnologia e boas intenções é possível plantar alimentos diversos contra as condições mais adversas.

sundrop6

O plantio da Sundrop Farms é realizado dentro de uma estufa hidropônica forrada simplesmente com papelão encharcado de água. A plantação no deserto australiano possui 20 hectares e foi inaugurada no último dia 06 de outubro.

A água é retirada do Golfo Spencer, todos os processos elétricos dentro da estufa – inclusive a dessalinização da água do mar – é feito com energia renovável, através de 23 mil espelhos que refletem a luz solar para uma torre receptora.

sundrop2

Os primeiros tomates produzidos já estão sendo oferecidos nos supermercados do país, e a promessa é de expansão: em breve produzir outros alimentos, como frutas e pimenta. As mudas são cultivadas dentro de cascas de coco, e a fazenda utiliza insetos específicos para controlar as possíveis pragas.

sundrop4

sundrop3

Toda a Sundrop Farms custou 200 milhões de dólares, mas o CEO da empreitada garante que muito em breve o investimento se fará valer – e o fato de não precisar usar combustíveis fósseis não só ajuda no orçamento da empresa, como também no lucro ambiental que esse tipo de empreitada trará para o mundo.

sundrop5

sundrop1

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Japoneses criam máscara capaz de traduzir conversas em nove idiomas