Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
“Não existe salvação para a terra se a gente não parar de consumir de forma inconsciente!”. Assim começa o workshop de cozinha zero desperdício com a chef Paloma Zaragoza, proprietária da Como Me Lo Como, que ensina receitas em que todas as partes dos alimentos são utilizadas, como a casca da abóbora ou a semente da melancia, e nada é descartado.
A ideia do curso de eco gastronomia, ministrado na sua casa, em São Paulo, é abrir o paladar e mostrar que muitas vezes consideramos lixo o que nos é apenas desconhecido. Molho de melancia salgado? Chutney de banana com curry? Parece estranho, mas podem apostar, eu provei e é uma delícia!
“A minha causa na gastronomia é tornar produtivo aquilo que seria jogado fora, montando um cardápio para que as pessoas exercitem a habilidade de usar 100% do que têm”, comenta a chef. “Precisamos universalizar a ideia de que não é preciso muito dinheiro para comer bem, e sim olhar para o alimento de uma forma diferente”.
E como fazer isso? Organizando-se para otimizar os recursos. Dá um pouco de trabalho, mas volta para você em economia, tanto para o bolso, quanto para o meio ambiente. Quantas vezes olhamos para a nossa geladeira, lotada de “restos”, e ao invés de pensarmos em uma solução criativa para consumi-los, pegamos o telefone para pedir (mais!) comida ou descartamos tudo e corremos para o mercado?
Aí vai o primeiro segredo: planejar não significa necessariamente criar novas receitas, mas olhar com cuidado para os ingredientes que se têm e o que pode ser criado a partir deles. Aquele arroz que sobrou do almoço pode virar um cracker, incrementado com o resto de parmesão ralado que não foi consumido com o macarrão. As cascas de cítricos podem tornar-se temperos e com as da banana, você prepara um delicioso vinagrete.
Veja algumas receitas:
Descascamos a melancia, separando as sementes da polpa, que foram levadas ao forno com azeite e sal por cerca de vinte minutos, até ficarem douradas e crocantes. A polpa, por sua vez, foi refogada com cebola, alho, temperada com alecrim, sal e pimenta do reino e levada ao fogo para engrossar (por cerca de duas horas, mas pode ficar mais tempo) até transformar-se num molho de melancia salgado.
Minutos depois, experimentamos o primeiro snack, de sementes da melancia. O gosto assemelha-se ao da pipoca. Saboroso, saudável e feito com um ingrediente que seria jogado no lixo pela maioria das pessoas.
O molho de melancia, de sabor surpreendente, fica pronto no final da aula. Na apostila do curso, Paloma ensina ainda como fazer um chutney com a sua entrecasca (a parte branca da fruta).
“Vivemos num paradigma: por um lado, uma sociedade tecnológica e saudável. Por outro, a miséria é o prato principal de 7 milhões de pessoas no Brasil”, acrescenta a chef. Além de explorar o que já tem, programar-se para ir ao mercado e pensar o cardápio da semana é essencial. Paloma aconselha a “pensar dobradinho: se terça-feira você vai fazer pasta a bolonhesa, congele parte do molho e faça um chile com carne na sexta. Sobrou risoto de segunda a noite? Faça bolinhos de arroz com ele para o futebol da quarta!”.
Suas folhas murcham muito rápido? Para que durem mais, higienize-as apenas antes de comer. Consumir alimentos congelados (comprar congelado ou adquirir fresco, higienizar e congelar) é mais uma dica para evitar o desperdício. “Dessa forma você retira do freezer apenas o que vai consumir e ainda pode manusear o alimento com mais facilidade. O espinafre, por exemplo, eu congelo inteiro e já quebro na hora de cozinhar, sem precisar perder tempo fatiando-o”, explica Paloma. “Existe um mito, o de que o produto comprado congelado é menos saudável que o fresco, e isso não é verdade”, acrescenta.
Descasque a abóbora, separando as sementes e reservando a polpa no freezer, que pode servir de base para um bolinho de abóbora e camarão. Preaqueça o forno a 180 graus e corte a casca da abóbora em quadrados ou triângulos pequenos. Unte uma assadeira com azeite e coloque as cascas salpicadas com sal, pimenta do reino e um fio de azeite. Asse por 20 minutos ou até que estejam levemente douradas nas pontas e sirva de aperitivo. Fica uma delicia!
As sementes
Retire o excesso de fibra das sementes da abóbora. Ferva água numa panela e adicione-as, deixando por dez minutos. Retire as sementes da água, seque-as com papel toalha e leve-as ao forno numa assadeira besuntada com azeite, por cerca de 20 minutos ou até que fiquem crocantes e douradas. Retire e sirva.
Provamos snacs, fizemos chutney de banana e vinagrete com casca de banana, aprendemos a fazer farinha com a casca dos cítricos. No final, o prato pricipal: massa folhada recheada com berinjela, queijo meia-cura (congelado!), feta que sobrou da refeição anterior e azeitonas picadinhas. E torradas para degustar o vinagrete, molhos e chutney.
Paloma lembra ainda que o que fazemos com nosso alimento é reflexo direto da forma com que tratamos as questões do cotidiano, nossas relações, nossa profissão e principalmente, nosso meio ambiente. “Não adianta comprar seis latas de refrigerante por dia, um monte de roupas, e dizer que recicla o lixo. Não há como reaproveitar todo esse volume de coisas! Sim, compostagem é incrível, mas se eu moro sozinho, o que vou fazer com todo esse composto? Precisamos de um olhar mais consciente. A resposta real do nosso processo de consumo está na nossa cadeia de produção e é papel do consumidor regulamentá-la. Nós podemos consumir menos alimentos, pensá-los de uma forma mais produtiva, assim como estamos consumindo menos carros!”.
Para mais receitas e inspirações, acesse comomelocomo.com.br.
Todas as fotos © Luiza Ferrão
Publicidade
O despertador deveria ter tocado, mas me deixou na mão. Às 07h15 fui acordada no susto e já no desespero por não...
Depois que a tecnologia chegou aos espaços culturais, tudo mudou. E não estou falando apenas dos vídeos e selfies...
Com as altas temperaturas e as árvores tão escassas, fica difícil amar São Paulo durante o verão melecante. Falta,...
Pode ser que, ao descer a rua Augusta sentido Jardins, passe despercebido, mas uma vez que você entra no Brechó...
Se tem uma coisa que os tchecos sabem bem como fazer é, sem dúvida, beber cerveja! Eles inventaram a cerveja pilsen e...
Você já ouviu falar do bagel, aquele pãozinho redondo com um buraco no meio, bem popular no Hemisfério Norte, mais...
Em São Paulo você pode fazer uma pequena volta ao mundo quando se trata de culinária: há restaurantes de comida...
Foi após uma viagem para a Disney, em 2014, que o empresário Everson Ceshin, de 31 anos, resolveu que investiria em...
Sexta-feira é dia de mais uma edição do nosso novo quadro, o Roteiro Hypeness, que promete te levar pelos...