Estilo

10 ingredientes brasileiros inusitados que podem deixar a cerveja ainda mais saborosa

Redação Hypeness - 07/11/2016 às 11:00 | Atualizada em 07/11/2016 às 11:41

As cervejas artesanais estão em alta no Brasil. Malte, lúpulo, levedura e água estão na grande maioria das receitas, mas há alguns ingredientes encontrados no território brasileiro que dão um toque diferente à bebida. Não estamos falando de trigo ou centeio, mas de algo mais incomum, como pinhão ou manga.

sampling_beers_in_style_at_spinnakers

Ficou curioso? Então confira 10 ingredientes inusitados que você pode encontrar em algumas cervejas brasileiras:

Jabuticaba: presença garantida em muitos quintais brasileiros, favorece o aroma frutado e refrescante de cervejas como a tipo Saison.

Pinhão: encontrado principalmente nas regiões serranas e frias, esse tipo de semente vai bem com cervejas Strong Ale. O teor alcoólico tem estilo mais alto, acima dos 8%, com textura encorpada e aroma complexo.

Edible brazilian pine seeds (Araucaria angustifolia) in natural state.

Erva-mate: essa é uma receita tipicamente gaúcha. A erva tão tradicional no Sul do país combina bem com as cervejas do tipo Lager, dando um toque levemente cítrico.

Pimenta-rosa: esse é um ingrediente que favorece a aromatização de cervejas mais leves, como as Witbier feitas com trigo, casca de laranja e coentro, e dá uma leve apimentada no sabor.

aroeira_final

Abóbora: inspirada em receitas norte-americanas, as cervejas que levam abóboras nas receitas têm sabor adocicado, com toques de canela e malte caramelo.

Manga: uma das frutas mais saborosas também pode ser usada na produção de cervejas, em especial as do tipo Pale Ale. Assim, mesmo com teor alcoólico na casa dos 9%, a bebida fica levemente adocicada.

fruta_manga

Maracujá: mesmo ácida, a escolha desta fruta em cervejas do tipo Indian Pale Ale mantém o sabor amargo e potente, sem perder a refrescância.

Açaí: a fruta paraense combina com uma boa Stout, de amargor médio, garantindo um aroma de frutas secas levemente adocicada e ácida.

feira_do_acai

Rapadura: é também na Indian Pale Ale que o doce nordestino vai bem na receita, dando um toque adocicado a essa cerveja encorpada de aroma e sabor amargo, com alto teor alcoólico.

Cumaru: considerada a baunilha da Amazônia, essa semente promete surpreender os apreciadores de cerveja, com aroma cítrico e frutado.

cumaru

Todas as fotos: Reprodução

*A rotina que sabemos que nos mata, mas da qual não conseguimos fugir; o jantar com os amigos que ficou pra trás, porque não deu tempo; ou a família que ficamos sem ver durante meses, porque a correria cotidiana não deixou. Você pode não saber, mas estamos todos dormindo de olhos abertos!

Este canal é uma parceria entre o Hypeness e a Cervejaria Colorado e foi criado para os curiosos, genuínos e inquietos. Por uma vida que valha a pena ser vivida, Desiberne!

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness