Inspiração

5 iniciativas que estão deixando São Paulo mais acolhedora

por: Redação Hypeness

O cenário urbano mudou muito na última década e hoje a cidade não é mais apenas uma selva de pedras. No maior município do país, a megalópole São Paulo e seus mais de 11 milhões de habitantes, os muros viraram uma grande galeria de arte, algumas avenidas são fechadas aos domingos para a população se divertir, parques estão recebendo feiras e as praças têm cadeiras de praia ou festivais culturais.

ponte_estaiada_octavio_frias_-_sao_paulo

Isso tudo faz parte de um movimento que busca retomar a cidade como o espaço de diversos fluxos e atividades humanas. Além de algumas importantes políticas públicas estabelecidas nos últimos anos, diversos coletivos atuam nesse movimento de cidadania e concretização social e urbana, renovando o significado da vida em sociedade. Conheça alguns deles:

1. A Batata Precisa de Você

Formado por moradores e frequentadores do Largo da Batata, na Zona Oeste, o movimento se dispõe a transformar o local em um espaço de estar, não apenas de passagem. Com atividades desde 2014, A Batata Precisa de Você promove conversas sobre a memória do local, construção de bancos para a praça, jogos de rua, oficinas de bike, jardinagem e fotografia, saraus, intervenções artísticas e atrações musicais.

batata

2. Pimp My Carroça

Movimento que, por meio da arte visual, luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, promover a sua auto estima e sensibilizar a sociedade com ações criativas. Além dos graffitis desenhados nas “carroças”, o coletivo promove exposições, intervenções artísticas e a revitalização do espaço da cooperativa dos catadores.

pimp

3. Novas Árvores Por Aí

A meta deste coletivo é ousada – “reflorestar o mundo começando com a calçada de casa, o canteiro central, a praça e o parque”. Entre cursos de paisagismo e ecologia, o movimento promove plantios de mudas em diversos pontos da cidade. Entre as espécies plantadas, estão araucárias, cambucis, araçá-amarelo, embaúba, aroeira, figueira, araribá e jequitibá.

222

4. Sampapé

Incentivando o deslocamento a pé, o coletivo tem o objetivo de aproximar o cidadão e proporcionar uma interação mais próxima e humana com sua própria cidade, muitas vezes “escondida” atrás dos vidros dos carros, casas e escritórios. Geralmente, promovem passeios temáticos a pé pela cidade, gerando experimentação e estimulando a caminhada de forma lúdica, além de discutir o desenvolvimento da cidade.

sampape

5. Bela Rua

O objetivo é transformar cada espaço público em um lugar mais bonito, divertido e seguro, por meio de projetos e intervenções urbanas participativas. Entre as ações de destaque, estão “Curativos Urbanos” – que chama a atenção sobre as condições das calçadas -, “Muro dos Sonhos” – que abre um painel para que os moradores escrevam como gostariam que fosse seu bairro -, e “Bate Papo com Café” – colocação de mesa e bancos e oferecimento de café para que os transeuntes fizessem uma pausa no seu dia e parassem para conversar com outras pessoas sobre comportamentos, necessidades e desejos para a cidade.

curativos

Tracker Talks The City

É nessa perspectiva de retomar a cidade que a Chevrolet lançou o Novo Chevrolet Tracker 2017. De um jeito diferente e moderno, a marca promove um evento denominado Tracker Talks The City, com a intenção de gerar conversas sobre o tema “Retome a Cidade”, que vamos acompanhar ao vivo pelo Hypeness para contar tudinho pra vocês.

O encontro vai reunir pessoas de diversos segmentos, como empresários, filósofos, escritores, produtores musicais, artistas urbanos e designers, e é mais uma oportunidade para os “exploradores urbanos” tomarem o controle da cidade nas próprias mãos! O evento contará com a participação de aproximadamente 200 convidados presenciais e você também pode acompanhá-lo pelo live que será transmitido no Youtube em tempo real.

artigo_patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Morre Marlene, precursora do basquete feminino do Brasil e capitã da seleção em 60 e 70