Viagem

5 pratos indianos que você precisa conhecer – e provar pelo menos uma vez na vida

por: Redação Hypeness

A Índia possui mais 1.3 bilhão de habitantes e num país com tanta gente, o que há de melhor é justamente sua pluralidade cultural derivada da influência de colonizadores de diversos cantos do mundo. Conhecida pelas cobiçadas especiarias que atraíram tantas expedições a seu território, não é de se estranhar que a gastronomia indiana seja uma das mais apreciadas do mundo.

Fizemos uma lista de cinco pratos indianos que você precisa experimentar o quanto antes. Detalhe: para comer como um autêntico indiano, sempre use a mão direita!

Confira!

1. Vada Pav

vada_pav

O sanduíche vegetariano que possui ‘hambúrguer’ de batata em um pãozinho (o pav) é uma típica comida de rua muito popular em Mumbai. Para preparar, primeiro é preciso fazer um tipo de purê de batatas e temperar com pimentões, alho, assa-fétida, açafrão, sementes de mostarda e alho. A massa é então revestida em farinha e frita para ser colocada no pão. O lanche geralmente é servido acompanhado de chutney, uma espécie de molho feito com frutas, açúcar, vinagre e especiarias.

2. Palak Paneer

palak-paneer-recipe23

É sem dúvida uma das mais saborosas e solicitados pratos vegetarianos de comida indiana. Seu nome vem da combinação de Palak (espinafre) e paneer (um queijo parecido com o nosso queijo minas). O molho curry é feito à base de espinafre e molho de tomate. Arroz cozido é o complemento ideal, embora algumas pessoas prefiram comer com pão. Este prato é típico da região do Punjab.

3. Frango na manteiga

butter-chicken-3

Este é um dos pratos mais populares no país e consiste em um frango marinado em iogurte e uma mistura de especiarias cozidas com um molho feito com manteiga, pasta de tomate e outros ingredientes. Ele é frequentemente servido com lentilhas pretas, salada verde e um pão chamado naan. É considerado um dos pratos mais saborosos da região de Punjab, localizada no norte da Índia.

4. Curry de peixe

special-surmai-curry-4-1

O curry de peixe pode ser comparado à nossa famosa moqueca. É um prato típico em todo país, mas cada região possui uma maneira diferente de preparo que pode incluir ingredientes distintos. O curry de peixe da Costa de Malabar, leva óleo de coco e, às vezes, leite. Sua cor avermelhada vem da pimenta em pó, por isso, é bem picante.

5. Vindaloo

tofu-vindaloo

O vindaloo é um curry tradicional da ex-colônia portuguesa de Goa. O nome vem do prato português “carne de vinha-d’alhos”. Tradicionalmente é feito com carne de porco, embora muitos restaurantes de outras cidades utilizem outras carnes. Apesar das suas origens na Europa, o prato indiano geralmente é bem picante. Seu preparo possui cardamomo, pimenta, canela, gengibre, alho, pó de mostarda e vinagre.

Todas as fotos: Reprodução

*Feito de países com culturas milenares, o Extremo Oriente também é uma das regiões com os destinos mais cosmopolitas do mundo e, por isso, tem atraído tanta atenção. Neste canal especial, uma parceria entre o Hypeness e a Emirates, vamos mostrar todo o exotismo desses destinos que estão conquistando corações.

Um canal feito a pensar nos viajantes de plantão, mas também nos aventureiros, nos curiosos ou em todos aqueles que querem desbravar uma das regiões mais vibrantes do planeta.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Enem vem aí: veja as universidades de Portugal que aceitam nota da prova para ingresso