Inspiração

A história da startup gaúcha que luta para democratizar o acesso a próteses

por: Redação Hypeness

Para quem busca em seu trabalho não só empreender com ideias inovadoras como também mudar e melhorar a vida das pessoas, um momento de inspiração pode ser suficiente para o trabalho ganhar um sentido maior. Foi saindo de uma partida de futebol entre amigos, ao avistarem um rapaz amputado na altura da canela caminhando com dificuldade, que os estudantes Lucas Strasburg e Eduardo Trierweiller tiveram o questionamento que pautaria suas vidas e seus maiores esforços a partir de então.

Apesar de tantos avanços na medicina, como ainda não tínhamos conseguido colocar um paciente amputado para caminhar direito? E de maneira financeiramente acessível? Lucas e Eduardo criaram uma prótese como projeto de conclusão de um curso técnico. O TCC se transformou no projeto de vida de seus criadores, e na possibilidade de melhorar a vida de muitos pacientes que precisam de uma prótese funcional e acessível.

revo4

Lucas Strasburg e Eduardo Trierweiller Lucas Strasburg e Eduardo Trierweiller

Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, até 2009 o Brasil possuía 1 milhão de pessoas em espera para o recebimento de próteses. Porém simplesmente não há no país uma indústria sólida de próteses ou o investimento devido nessa tecnologia para que o produto possa ser melhor e mais barato – e é aí que entra o sentido maior do empreendedorismo. Nesse hiato de mercado e também na necessidade das pessoas está o alvo da empreitada de Lucas e Eduardo: melhorar a vida dos que realmente precisam.

revo5

Os dois então tornaram-se técnicos em mecânica e fundadores da Revo Foot, empresa de criação e fabricação de próteses, que visa não só transformar a vida dos amputados, oferecendo uma prótese especialmente eficiente e acessível, como, através disso, ajudar a dar conta da enorme demanda pelo produto no Brasil. Os últimos anos da vida de Lucas e Eduardo foram inteiramente dedicados ao desenvolvimento da Revo Foot. E a luta para fazer a empresa crescer e se tornar viável segue, ainda sem investidores. O sonho é grande, assim como a necessidade dos que buscam por uma prótese no Brasil, mas o retorno financeiro ainda não veio.

O empreendedorismo e a paixão da Revo Foot fez dessa empresa uma das participantes do reality show Shark Tank Brasil-Negociando com Tubarões, exibido no Canal Sony. Nele, os participantes expõem seu produto, contam sua história, o espírito de sua criação, visando conquistar os investidores (conhecidos, no programa, como tubarões) a investirem diretamente na empresa em questão. Lá estarão muitas outras histórias inspiradoras como a de Lucas.

revo2

João Appolinário (fundador da Polishop), Cristiana Arcangeli (empresária no segmento de moda e beleza), Robinson Chiba (presidente do China in Box e do Gendai), Sorocaba (cantor e empresário), Carlos Wizard (fundador da rede de escolas de idiomas Wizard) e Camila Farani (uma das principais investidoras-anjo do país) são esses tubarões, que escolhem em qual empresa investir a partir não só das histórias inspiradoras e corajosas de empreendedorismo, mas também pela, qualidade e potencial dos produtos.

Os "tubarões" Os “tubarões”

O episódio com a história da Revo Foot foi o primeiro da série, que vai ao ar toda quinta-feira, às 21hs, no Canal Sony. E ai? Você tem uma empresa empreendedora, criativa e cheia de potencial? Acompanhe esta saga e conheça outras trajetórias tão inspiradoras como essa.

revo6

© fotos: divulgação

selo artigo patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Agosto Dourado’: mães se unem para livrar amamentação de machismo arcaico