Fotografia

Amor, luxúria e perda: fotógrafo revela suas memórias dos anos 80 em imagens poderosas

03 • 11 • 2016 às 06:46
Atualizada em 03 • 11 • 2016 às 07:19
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A onipresença de câmeras fotográficas e fotografias propriamente na vida contemporânea tornou praticamente impossível que as imagens possam servir como registros honestos e espontâneos entre pessoas.

Vivemos hoje em perpétuo sobreaviso, sempre prontos para uma foto por vir – ou avaliando e editando a foto que passou. Tal espontaneidade provavelmente desapareceu lá pelos anos 1990 – e, em parte, é por isso que o trabalho do fotógrafo Billy Howard é tão referente à década de 1980, um último período em que as fotos eram ainda algo extraordinário e especial.

howard_home

Com isso, ao longo dessa época sua câmera e seu talento foram sua porta de entrada para um universo de difícil acesso, que Howard transformou em matéria prima de seu trabalho: as margens da sociedade no sul dos EUA ou, como ele próprio diz, “as pessoas com quem sua mãe lhe mandou tomar cuidado”.

Drag Queens em seus camarins, clubes de strip, lojas de tatuagem, abrigos para moradores de rua, casas de pessoas infectadas com o vírus da AIDS. Revelar a doçura e a bondade desses supostos párias sociais tornou-se o grande tema do trabalho de Howard ao longo dessa década que parece fadada a jamais acabar.

howard9

howard8

O trabalho acabou apropriadamente batizado de Love, Lust and Loss: A Photographic Memoir of the 80’s (Amor, Luxúria e Perda: Uma memória fotográfica dos anos 80). Howard sempre se deixou mover pela curiosidade como combustível para registrar o mundo ao seu redor. E nada que nos provoque maior curiosidade do que aquilo que consideramos tabu.

A câmera se transformou em uma desculpa, sem a qual eu seria simplesmente mais um voyeur”, ele afirma.

howard2

howard1

O ensaio se transformou em um livro e, mesmo passados 30 anos de tais registros, Howard entende que todos fazemos parte de uma mesma jornada, e que as descobertas e sentimentos registrados por ele na época permanecem quentes e prontos para serem redescobertos por quem hoje se dedicar ao seu trabalho. Os anos 1980 são agora, e ainda estão por vir.

howard5

howard6

howard4

Todas as fotos © Billy Howard

Recentemente o Hypeness mostrou 5 criações dos anos 80 que nunca envelheceram. Relembre.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness