Inovação

App te ajuda a entender rótulos para você saber o que realmente está comendo

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


Você certamente já deve ter passado pela seguinte situação: ao se deparar com o rótulo de algum alimento e tentar ler, ficou totalmente perdido, sem entender nem conseguir ler nada. Com letras pequenas e informações técnicas demais, é desafiador decifrar o que está escrito ali.

Mas para o bem da sua saúde e felicidade geral da nação, o aplicativo Desrotulando foi criado justamente pensando em facilitar a vida do consumidor – função que deveria ser da própria marca do produto.

Formado por uma equipe de nutricionistas apaixonados por alimentação saudável que acreditam que informação é a melhor ferramenta para o consumidor fazer escolhas mais conscientes, o aplicativo nasceu de um site de avaliações de rótulos criado pela mesma equipe, o Fechando o Zíper, que foi a primeira plataforma online e colaborativa de avaliação de rótulos do país.


▶️Sadia anuncia redução de 30% dos níveis de sódio em produtos, essa redução envolve mais de 40 produtos da linha. A diretora de marketing da marca Sadia afirmou que esta novidade é uma continuidade de um movimento iniciado em 2014 pela empresa na busca por alimentos mais saudáveis e sustentáveis.* ▶️Até aí tudo ótimo… Ótima iniciativa, inclusive, já que há um excesso de consumo de sal pela população brasileira. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009 estima que a população consuma mais do que o dobro do máximo recomendado por dia.** ▶️Vimos a propaganda dessa campanha na televisão, então resolvemos ir atrás de algum produto da linha com essa redução. Encontramos vários produtos que agora passaram a exibir esse logo verde de "30% menos sódio" na embalagem, mas só encontramos um produto na prateleira do supermercado que também apresentava a versão antiga (sem o logo de redução de sódio) para podermos comparar. ▶️O produto era a Lasanha Bolonhesa. A única diferença entre as duas embalagens era o tamanho (porção individual de 350 g x 600 g). Conferimos os ingredientes para nos certificarmos de que o produto era o mesmo. Então, fizemos a regra de três para descobrirmos quanto tinha de sódio em um porção de 300 g de lasanha de ambas embalagens. E para a nossa surpresa, a redução de sódio foi de 12,5%… Não chegou nem perto de 30% como indicado na embalagem! Isso significa que a porção com redução de sódio apresenta 41% do sódio máximo recomendado por dia. O que ainda é considerável, na nossa opinião. ▶️É gente… O negócio é levar a calculadora para o supermercado e fazer as contas para não cair em pegadinhas de marketing 😉 📚Fontes: *http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/08/sadia-anuncia-reducao-de-30-dos-niveis-de-sodio-em-produtos.html. **Sarno et al. Estimativa de consumo de sódio pela população brasileira, 2008-2009. Rev Saúde Pública 2013;47(3):571-8. Informação nutricional dos rótulos dos produtos Lasanha à Bolonhesa Coberta com Molho Branco e Queijo Sadia.

A post shared by Desrotulando (@desrotulandoapp) on


Hoje, com o app, basta você escanear o código de barras do produto que deseja ler o rótulo e em segundos você terá acesso às informações nutricionais, pontos positivos e negativos, notas e outros.

captura-de-tela-2016-10-31-as-15-23-28

captura-de-tela-2016-10-31-as-15-24-37

captura-de-tela-2016-10-31-as-15-22-52

captura-de-tela-2016-10-31-as-15-22-42

Uma maneira simples e acessível de prestar mais atenção à nossa alimentação e consumir alimentos mais naturais e saudáveis, além de entendermos melhor o que estamos levando para dentro de casa.

Todas as imagens © Desrotulando

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Temporada final de ‘Game Of Thrones’ ganha sessões especiais em bares de SP