Debate

Campanha #mamilolivre burla a censura virtual pela libertação do corpo feminino

por: Redação Hypeness

Como todos sabem os mamilos masculinos são permitidos e vistos com naturalidade não só nas redes sociais como nas ruas, nas praias, nos jornais e revistas. Enquanto isso, por motivos que somente o mais explícito machismo explica, os mamilos femininos são motivos de censura, bloqueio virtual, escárnio, processo, agressão sexual e física – e mais perfeita exemplificação do machismo na prática é, diante do “escândalo” de um mero mamilo exposto, problematizar a mulher e não a objetificação sexual desse corpo. É contra tudo isso e pela libertação dos mamilos femininos que nasceu a campanha #mamilolivre.

mamilo1

Criada pela revista feminina AzMina, a campanha visa oferecer somente à mulher a liberdade “para decidir o que fazer com nosso corpo”. A premissa é simples porém poderosa: toda mulher é uma revolução.

mamilo5

“Os homens já conquistaram a libertação de seus mamilos. Chegou a nossa vez”, diz a página do #mamilolivre, afirmando também um aspecto fundamental de toda a luta contra o machismo: quem decide o significado dos corpos femininos (que pode ser de amamentação, político, sexual ou nenhum) tem de ser sempre a própria mulher.

mamilo3

Afinal, como bem lembrou a youtuber Jout Jout, ao aderir à campanha, “esconder ou exibir os mamilos deve ser escolha, não obrigação. Para qualquer pessoa, de qualquer sexo, raça ou religião em qualquer idade. Mamilos não são públicos. Se eles estão à mostra, não quer dizer que estejam à disposição”, ela postou.

Enquanto isso, a grande imprensa segue tratando o que não passa de machismo puro como tema “polêmico”, e o facebook continua censurando o corpo feminino e permitindo o masculino.

mamilo2

Mas a campanha descobriu uma maneira de burlar essa censura virtual na rede – e convida as mulheres a fazerem um mosaico com a imagem de seu mamilo em protesto. Basta entrar na página do #mamilolivre e fazer o seu. Lá também é possível baixar pôsteres e lambe-lambes para espalhar a mensagem pelas cidades.

mamilo4

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Universidade Federal da Paraíba desenvolve inseticida natural que mata mosquito da dengue