Design

Com ajuda de estudantes, desafio de design quer mudar a cara do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro

por: Redação Hypeness

Que o design e a arquitetura podem servir para melhorar o ambiente em que vivemos não é novidade para ninguém. Agora, um desafio de design convida estudantes de diversas universidades do país a repensar os mobiliários urbanos do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro – e ainda prevê um prêmio de R$ 15 mil aos projetos selecionados.

O projeto faz parte de uma ideia maior, que envolve a construção de um parque urbano de mais de seis mil metros quadrados na região de Santo Cristo, no Rio de Janeiro. Revitalizar a área e oferecer um espaço de convivência para moradores e pessoas que trabalham no entorno é apenas parte da proposta, que envolve ainda a revitalização da Orla Conde, da Praça Mauá e do Boulevard Olímpico. Tudo começou com a construção do Novocais do Porto, o primeiro edifício comercial a entrar em atividade na região, que pretende ser também um agente transformador deste espaço.

desafio0

Mas a história do  Desafio de Design Odebrecht Braskem é mais longa e teve início lá em 2013, quando alunos das quatro principais faculdades de design de produto de São Paulo foram convidados a criar cadeiras, mesas e bancos que seriam usados no Edifício Odebrecht São Paulo. Além de ser uma oportunidade para quem está entrando no mercado de trabalho se destacar com um projeto próprio, o desafio também é uma forma de colocar um número maior de pessoas pensando a respeito do uso do plástico no desenvolvimento de  mobiliários urbanos e, assim, estimular o surgimento de novas ideias.  

desafio1

O resultado do primeiro desafio foi tão bom que a ideia continuou em 2014, ficando ainda maior: alunos de seis universidades paulistas criaram mobiliários urbanos para escolas de ensino infantil, fundamental e médio. Em 2015, o objetivo do desafio foi desenvolver mobiliários para decorar espaços escolares nas categorias social e kids (playground).

Agora, pela primeira vez o Desafio de Design Odebrecht Braskem chega ao Rio de Janeiro, com o tema “Mobiliário Urbano para Espaços em Transformação”. A competição reúne oito equipes, duas de cada uma das universidades participantes, que deverão pensar em peças de mobiliário urbano que englobem conceitos de modernidade, sustentabilidade, praticidade e sofisticação. Os projetos vencedores serão produzidos para uso em áreas públicas de convivência do Porto Maravilha, fazendo com que os transeuntes adquiram uma sensação de pertencimento e apropriação do espaço.

Cada equipe de estudantes participa em uma das duas categorias do desafio: “Alimentação e Apresentações Artísticas” e “Repouso e Trabalho” e as equipes são compostas por dois estudantes de design e um de arquitetura, das seguintes instituições: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e Universidade Federal Fluminense – UFF. “Ao final do programa, a expectativa é que o Porto Maravilha receba peças de plástico diferenciadas que misturem funcionalidade e design, com inspiração no Rio de Janeiro”, declarou Mônica Evangelista, gerente comercial de polipropileno da Braskem, em comunicado à imprensa.

desafio2

Os projetos estão sendo desenvolvidos durante os últimos quatro meses, com orientação de mentores selecionados para o desafio. Nesse período, os estudantes trabalharam em contêineres no próprio espaço em transformação e puderam participar de palestras e treinamentos sobre os produtos utilizados, bem como sobre tendências em design e empreendedorismo.

O resultado da premiação deverá ser anunciado hoje. A equipe vencedora de cada categoria desafio levará para casa um prêmio de R$ 15 mil, além da satisfação de ver o seu projeto se transformar em realidade e mudar a cara da região.

desafio3

E, enquanto os vencedores não são anunciados, é possível acompanhar toda a trajetória dos estudantes através de uma websérie disponível no Youtube. O primeiro episódio você confere abaixo:

desafio4

desafio5

Todas as fotos: Reprodução Facebook

artigo_patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Finalmente aberto o hotel flutuante em lago congelado com vista para a aurora boreal sueca