Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Que o design e a arquitetura podem servir para melhorar o ambiente em que vivemos não é novidade para ninguém. Agora, um desafio de design convida estudantes de diversas universidades do país a repensar os mobiliários urbanos do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro – e ainda prevê um prêmio de R$ 15 mil aos projetos selecionados.
O projeto faz parte de uma ideia maior, que envolve a construção de um parque urbano de mais de seis mil metros quadrados na região de Santo Cristo, no Rio de Janeiro. Revitalizar a área e oferecer um espaço de convivência para moradores e pessoas que trabalham no entorno é apenas parte da proposta, que envolve ainda a revitalização da Orla Conde, da Praça Mauá e do Boulevard Olímpico. Tudo começou com a construção do Novocais do Porto, o primeiro edifício comercial a entrar em atividade na região, que pretende ser também um agente transformador deste espaço.
Mas a história do Desafio de Design Odebrecht Braskem é mais longa e teve início lá em 2013, quando alunos das quatro principais faculdades de design de produto de São Paulo foram convidados a criar cadeiras, mesas e bancos que seriam usados no Edifício Odebrecht São Paulo. Além de ser uma oportunidade para quem está entrando no mercado de trabalho se destacar com um projeto próprio, o desafio também é uma forma de colocar um número maior de pessoas pensando a respeito do uso do plástico no desenvolvimento de mobiliários urbanos e, assim, estimular o surgimento de novas ideias.
O resultado do primeiro desafio foi tão bom que a ideia continuou em 2014, ficando ainda maior: alunos de seis universidades paulistas criaram mobiliários urbanos para escolas de ensino infantil, fundamental e médio. Em 2015, o objetivo do desafio foi desenvolver mobiliários para decorar espaços escolares nas categorias social e kids (playground).
Agora, pela primeira vez o Desafio de Design Odebrecht Braskem chega ao Rio de Janeiro, com o tema “Mobiliário Urbano para Espaços em Transformação”. A competição reúne oito equipes, duas de cada uma das universidades participantes, que deverão pensar em peças de mobiliário urbano que englobem conceitos de modernidade, sustentabilidade, praticidade e sofisticação. Os projetos vencedores serão produzidos para uso em áreas públicas de convivência do Porto Maravilha, fazendo com que os transeuntes adquiram uma sensação de pertencimento e apropriação do espaço.
Cada equipe de estudantes participa em uma das duas categorias do desafio: “Alimentação e Apresentações Artísticas” e “Repouso e Trabalho” e as equipes são compostas por dois estudantes de design e um de arquitetura, das seguintes instituições: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e Universidade Federal Fluminense – UFF. “Ao final do programa, a expectativa é que o Porto Maravilha receba peças de plástico diferenciadas que misturem funcionalidade e design, com inspiração no Rio de Janeiro”, declarou Mônica Evangelista, gerente comercial de polipropileno da Braskem, em comunicado à imprensa.
Os projetos estão sendo desenvolvidos durante os últimos quatro meses, com orientação de mentores selecionados para o desafio. Nesse período, os estudantes trabalharam em contêineres no próprio espaço em transformação e puderam participar de palestras e treinamentos sobre os produtos utilizados, bem como sobre tendências em design e empreendedorismo.
O resultado da premiação deverá ser anunciado hoje. A equipe vencedora de cada categoria desafio levará para casa um prêmio de R$ 15 mil, além da satisfação de ver o seu projeto se transformar em realidade e mudar a cara da região.
E, enquanto os vencedores não são anunciados, é possível acompanhar toda a trajetória dos estudantes através de uma websérie disponível no Youtube. O primeiro episódio você confere abaixo:
[youtube_sc url=”https://youtu.be/4rESEStVn-8″ width=”628″]
Todas as fotos: Reprodução Facebook
Publicidade
Uma das inovações que surgiu na última edição da Feira de Decoração em Milão foi esse lustre chamado...
O Instituto de Arquitetura de Pequim apresenta uma nova estrutura nas margens da ilha de Zhuhai, na província de...
Pantera Negra mal estreou nos cinemas e já tem fãs. Em sua semana de estreia, o filme levou 1,6 milhão de pessoas...
O reaproveitamento de materiais deve se tornar, se não uma necessidade, uma tendência forte em um futuro não tão...
Quem vive enjoando da decoração de casa tem uma boa novidade pela frente: uma luz de cabeceira totalmente...
Muito bacana o projeto colaborativo do designer espanhol Joan Pons Moll, que teve a ideia de criar uma fonte completa...
A nova DUCATI DIAVEL realmente tem o demônio no corpo. Seu design agressivo preto com detalhes em vermelho, 80% de...
Karissa é muito da Elsa, de Frozen. Diríamos que mais do que muitas crianças são. Ela nasceu sem a mão direita e...
Erno-Erik Raitanen é originário da Finlândia e criou uma peça pensada para ser desmoronada. Uma parede feita de...