Há poucos dias a gente contou aqui como Emma Watson escondeu 100 livros no metrô londrino. Mas, na Bélgica, uma outra iniciativa está incentivando pessoas a ler mais e mostra que qualquer um pode iniciar um movimento do gênero. A ideia partiu da professora Aveline Gregoire que, após ter jogado Pokémon Go com seus alunos, pensou que poderia estimular as pessoas a caçar livros ao invés de pokémons.
Em entrevista a Reuters, ela contou que a ideia surgiu quando estava arrumando seus livros e percebeu que não tinha mais lugar na estante para todos eles. Foi assim que decidiu libertá-los para que mais pessoas pudessem ter acesso à leitura. Assim nascia no Facebook o grupo Chasseurs de Livres (“Caçadores de Livros”, em francês), que já conta com 79 mil participantes.

Foto: Reuters
No grupo, integrantes postam fotos e dão dicas de onde esconderam um livro, para que os outros possam procurá-los. Ao achar a obra, a pessoa pode lê-la e, assim que terminar, deve esconder o livro novamente em algum lugar, permitindo que a brincadeira continue.
Aveline contou que tem planos de criar um aplicativo próprio, para tornar a brincadeira mais efetiva e permitir que ela chegue a um número ainda maior de pessoas. Por enquanto, a ideia já se espalhou por diversas cidades belgas, onde as pessoas já se acostumaram a esconder e encontrar livros de todos os estilos.



Fotos: Reprodução Facebook