Debate

Debate: jornalista é preso após denunciar crimes ambientais na Bahia

por: Redação Hypeness

Até que ponto um jornalista pode ser responsabilizado pelas informações que divulga? Para a Justiça Federal da Bahia, esta responsabilidade pode ir até as últimas consequências. O órgão condenou o jornalista Aguirre Talento a seis meses e seis dias de prisão em regime aberto após a publicação de uma reportagem no jornal A Tarde.

Aguirre já trabalhou na Folha de S. Paulo e hoje é editor da revista IstoÉ em Brasília. A reportagem que resultou na prisão do jornalista relata uma denúncia do Ministério Público sobre supostos crimes ambientais cometidos durante a construção do Parque Tecnológico da Bahia. O escândalo envolveria os proprietários e diretores da Patrimonial Saraíba e o então secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, Ildes Ferreira.

O jornalista teria cometido um erro na reportagem ao afirmar que a denúncia viria acompanhada de um pedido de prisão dos empresários. Embora o advogado de Aguirre alegue que o erro foi cometido por desconhecimento jurídico, a Justiça considerou que ele teria agido com intenção de difamar os empresários.

Após o incidente, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação lançou uma nota de repúdio, em que comenta o caso. “Vemos que esse tipo de ação pode ser usado como forma de intimidar a atividade jornalística, já que foi direcionada ao elo mais frágil da reportagem: o jornalista“, diz o documento.

 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nego Ney e outros famosos de até 13 anos terão contas apagadas do Instagram