Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Dois relâmpagos atingiram os transmissores de energia da cidade de Nova Iorque em 13 de julho de 1977, deixando a cidade – que passava por uma grave crise econômica, estando praticamente falida – em um intenso e total blackout. Os dois raios e a escuridão, porém, foram a faísca para a consolidação e a disseminação do movimento Hip Hop.
O que para muitos parecia um perigoso transtorno, para os jovens do Bronx foi uma oportunidade: no blackout, aproveitaram para gentilmente pegarem “emprestado” uma série de equipamento de som em lojas. O som que, no dia anterior, era praticamente restrito ao Bronx, no dia seguinte estava disseminado por toda a cidade; havia enfim um DJ por esquina, e a revolução do Hip Hop então começou.
Quando o fotógrafo Jamel Shabazz retornou do tempo em que serviu o exército para Nova Iorque, em 1980, a cultura Hip Hop começava a viver seu auge, amplificada nas ruas pela juventude negra, que novamente se orgulhava de suas origens, sua aparência, sua posição, e encontrava nessa música um espelho importante de si para se afirmar. Foi esse espírito que Jamel decidiu registrar pelas ruas de Nova Iorque – em um momento em que a cidade voltava a fervilhar, antes de ser invadida pela cocaína e, principalmente, pela AIDS.
“Era o tempo do Rap e do Hip Hop conscientes, e artistas como KRS-One, Queen Latifah e Public Enemy se importavam somente com a cultura, então eu vi muito orgulho racial, pessoas vestindo roupas e estampas tradicionais africanas, celebrando sua história e cultura”, afirma Jamel. As roupas e a atitude serviam de fato como uma orgulhosa representação de si, um cartão de visitas que ia para muito além do status econômico.
No início Jamel fotograva seus amigos, mas aos poucos ele expandiu seu campo de interesse para todas os jovens em reconhecesse esse espírito – usando sua câmera, portanto, para ele próprio se comunicar com o sentido da época, realizando por um fim um vívido registro de uma época em que uma cultura musical se misturava com o próprio sentido político, social e existencial de uma geração.
Todas as fotos © Jamel Shabazz
Recentemente o Hypeness realizou um roteiro passando pela história do Hip Hop em São Paulo. Relembre.
Publicidade
Sabine Fallend é uma fotógrafa alemã que encontrou a melhor maneira de homenagear seu gatinho - Kazou, que não tem...
O fotografo Tadao Cern vem trabalhando em uma série, de mais de 100 fotos, intitulada de Blow Job na qual pessoas são...
No imaginário social, zoológicos são lugares onde crianças vão para conhecer animais não-domesticados e se...
O fotógrafo Andy Alcala criou um ensaio com rostos pintados baseados em quadros de Vincent Van Gogh, Jackson Pollock,...
Você sabia que existe nos Estados Unidos um parque temático que reproduz a Terra de Oz, onde Dorothy, o Homem de...
Um mesmo lugar pode ter diferentes perspectivas, dependendo do ângulo ou da posição que o enxergamos e, neste...
Quem busca um cachorro amável e que lide bem com crianças ou outros animais muitas vezes acaba dando preferência...
A fotógrafa italiana Marianna Zampieri passa muito tempo tirando fotos apaixonantes de gatos. Depois de 6 anos nesta...
A nudez pode ser literal, através da exposição de um corpo e de órgãos sexuais sem roupa, mas pode ser também...