Debate

IKEA chama a atenção para condições de vida de refugiados ao recriar um abrigo sírio em uma loja

por: Redação Hypeness

Se o coração não sente o que os olhos não veem, as vezes é preciso mostrar a verdadeira face de certas dores e injustiças. Em uma das mais contundentes campanhas já realizada para expor as terríveis condições de vida de grande parte dos refugiados sírios, uma das lojas da IKEA, na cidade de Slepeden, na Noruega, recriou em tamanho real a casa de uma família síria onde vivem, em Damasco, uma mulher chamada Rana e mais 9 pessoas.

ikea3

Recriar uma casa inteira dentro de uma loja de departamento – a marca sueca IKEA é uma das maiores vendedoras de móveis e acessório para casa do mundo – em princípio parece uma tarefa impossível mas, nesse caso, as precárias condições da construção original e o tamanho diminuto do recinto – menos de 25 metros quadrados – permitiu que a réplica fosse construída com facilidade. O contraste entre a réplica e os mostruários da loja é gritante.

ikea2

Nas paredes, ao invés das habituais propagandas e das descrições e preços dos produtos, a história dos refugiados sírios, e instruções para ajuda-los e para realizar doações, através de deduções de impostos, para contribuir com a causa.

A campanha é uma parceria da marca com a Cruz Vermelha norueguesa e uma agência de publicidade, e visa iluminar a calamitosa situação em que vivem os refugiados da guerra civil na Síria.

ikea1

ikea6

Se em qualquer lugar do mundo ver com os próprios olhos tal situação é chocante – ainda que, em países como o próprio Brasil, tais condições de vida ainda sejam bastante comuns – , replicar a casa de uma família de refugiados no país com a maior qualidade de vida do mundo é uma maneira efetiva e incontestável de expor a profunda e injustificável desigualdade vigente no mundo.

ikea5

ikea4

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Desabafo de Diego Hypólito sobre tortura diz muito sobre profissionalização infantil