Inovação

Milionário francês inaugura universidade sem professores nem livros na Califórnia

por: Redação Hypeness

O Facebook é a maior plataforma de conteúdo do mundo e, no entanto, não produz uma linha sequer de conteúdo original. Da mesma forma, a gigante dos transportes Über não possui nenhum automóvel, o AirBnB, nenhum apartamento, e assim por diante. Essa estranha realidade contemporânea inspirou um milionário a fundar, na California, a Universidade 42, uma instituição que pretende receber até mil estudantes por ano, mas que não possui nem professores nem livros.

42_4

O nome do tal milionário é Xavier Niel, um empresário do setor de tecnologia, e o campo de estudo da Universidade será justamente a programação de computadores e o desenvolvimento de softwares.

42_5

O método radicalmente inovador de estudo da universidade mistura ensino colaborativo com o uso de projetos para se aprender, com a diferença de não oferecer professores como supervisores para tais métodos. Os alunos escolherão projetos para desenvolverem e, através de fontes gratuitas na internet e da ajuda de outros colegas, farão eles próprios suas supervisões. Tudo será feito em computadores, enfileirados lado a lado.

42_3

42_2

A ideia é deslocar o aluno da tradicional posição passiva, como simples receptores de conhecimento, para uma postura ativa, confiante e autônoma, possivelmente desenvolvendo um conhecimento mais amplo e profundo sobre os temas pesquisados. Tal método já é aplicado em diversas universidades e escolas pelo mundo. A primeira unidade da Universidade 42 já havia sido inaugurada em Paris, em 2013.

Os críticos, porém, consideram exagerada e improdutiva a abolição dos professores, que poderiam tornar ainda mais eficiente o método colaborativo. É, de qualquer forma, um interessante modelo, que pode permitir reintegrar e estimular os milhões de alunos que se frustram no sistema de ensino tradicional – afinal, a única questão sobre a qual não restam dúvidas é a necessidade de se transformar o sistema de ensino atual.

42_1

42_6

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Levi’s aposta em maconha para produzir sua nova linha de roupas sustentáveis