Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Esse texto contém spoilers mas, considerando se tratar de um clássico obrigatório do cinema, lançado em 1979, esse aviso já venceu a validade – se você ainda não assistiu Alien – O Oitavo Passageiro, corra para faze-lo já. Dito isso, quem assiste ao filme pela primeira vez terá garantida uma sucessão de sustos e cenas de suspense e horror. Nenhuma delas, porém, tornou-se tão icônica quanto o momento em que o bebê Alien irrompe do peito de um dos tripulantes, interpretado por John Hurt.
O que poucos sabem é que o mesmo susto que a plateia sente ao ver o ser surgindo após uma explosão de sangue o elenco também sentiu: o diretor Ridley Scott não revelou antes aos atores o que iria acontecer.
A ideia era preservar a reação mais natural e verdadeira, o espanto, horror e pânico como de fato são. No roteiro dos atores e atrizes, portanto, só havia uma sutil indicação do que viria: além da descrição do início da cena, em que a tripulação da nave toma café da manhã despreocupadamente, somente um sinal súbito: de repente, dizia o roteiro, “a coisa emerge” – e nada mais.
E assim, sem maiores detalhes o elenco permaneceu até o momento em que o diretor gritou “ação” e todos então “viveram” diante das câmeras o surgimento do monstro. “As reações eram as coisas mais difíceis”, explicou Ridley Scott. “Se um ator finge estar assustado, você não consegue capturar o medo genuíno e cru”.
John Hurt, o “hospedeiro” do bebê Alien, tinha mais informações, e foi discretamente preparado para a cena com efeitos especiais. A protagonista Sigourney Weaver revela em suas memórias que soube que algo terrível viria quando notou alguns membros da equipe usando capas de chuva para a filmagem – e o plano de Scott deu certo.
Veronica Cartwright, a atriz que acaba banhada de sangue, desmaiou ao fim da cena, enquanto o ator Yaphet Kotto teve de se retirar para o camarim para se acalmar. “Eu esqueci que se tratava de um filme”, afirma Weaver.
O método é eticamente questionável, oriundo de uma época em que a preocupação com alcançar a mais impactante cena possível era a coisa mais importante de um set de cinema. Seja como for, o fato é que assim nasceu não só o Alien, mas também uma das mais icônicas cenas da história do cinema.
© fotos: reprodução
Publicidade
George Clooney ataca novamente na direção, agora para dar vida ao drama "The Tender Bar". Nascido a partir de um...
Apesar de o graffiti e a street art serem conceitos cada vez mais populares, ainda é comum os artistas de rua terem de...
Os Gêmeos foram convidados em 2012 pelo Instituto de Arte Contemporânea de Boston para uma exibição solo, com o...
Que os LEGO são divertidos, não há dúvidas, mas melhor ainda seria se pudéssemos comê-los. E agora podemos! O...
Seja pela beleza de sua obra, ou pela vida marcante, Van Gogh continua sendo um dos artistas mais reproduzidos no mundo...
Paula Fernandes e Luan Santana dominaram o debate nas redes sociais depois de um lançamento peculiar e que ainda dá...
Já pensou em levar seu cachorro para uma exibição de arte? Se a ideia parece meio maluca, é porque está na hora...
Três racistas entram em uma casa colonial assombrada por fantasmas do passado. Esta é a história de 'Casagrande', HQ...
SxSW (South By South West) é um festival que acontece toda primavera (normalmente em março) na cidade de Austin, no...