Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A ideia de lavar o rosto, escovar os dentes ou esfoliar o corpo com minúsculos pedaços de plástico parece uma péssima ideia, correto? Mas é exatamente o que a indústria de cosméticos oferece, através daquelas microesferas, que supostamente possuem poder esfoliante e de limpeza, e que ainda decoram os cremes com cores e brilhos. Acontece que tais micro plásticos estão fazendo mal não só para seus dentes e pele, como para o meio ambiente.
Para evitar que escovar os dentes os passar um creme se torne um ato de poluição que o Reino Unido decidiu por banir os micro plásticos de todos os seus produtos até o fim de 2017. Alguns dos micro pedaços de plástico são visíveis a olho nu, mas boa parte é tão pequena que sequer podemos enxergar.
Tais partículas descem pelo ralo e, de tão pequenas, passam pelas filtragens e chegam até os rios e oceanos; peixes, mexilhões e outros animais marinhos os confundem com comida e os ingerem, afetando a reprodução e o crescimento de tais animais. Estão sendo estudados os efeitos do consumo humano de tais peixes afetados pelos micro plásticos.
Algumas partículas podem acabar presas nos dentes ou gengivas, precipitando problemas dentários
Para se ter uma ideia da extensão do problema, um banho tomado pode emitir aos mares e rios até 100 mil partículas de plástico, chegando aos estômagos dos animais marinhos, e produzindo reações tóxicas nesses animais. Os resíduos podem ser encontrados em toda parte, e até mesmo no oceano ártico foi detectada a forte presença dos micro plásticos.
Uma petição foi assinada por quase 400 mil pessoas no Reino Unido, pedindo a proibição de seu uso, e diversos estados europeus já propuseram à União Europeia que a proibição se estendesse a todo o continente. Segundo o Greenpeace, a decisão britânica é muito bem vinda, mas segue fundamental que a proibição seja generalizada, incluindo diversos outros produtos como detergentes, sabões e materiais de limpeza.
Os responsáveis pelas campanhas afirmam que a pessoa que quiser evitar os microplásticos não deve comprar produtos contendo Polietileno (PP), Polipropileno (PP), Polietileno tereftalato (PET), Acrílico ou Polimetil-metacrilato (PMMA), Politetrafluoretileno (PTFE) ou nylon. Basta ler tais nomes para se ter a certeza de que utilizar essas químicas no próprio corpo (ou indiretamente oferece-los como alimento para animais marinhos) é uma péssima ideia.
© fotos: getty images/divulgação
Publicidade
Se uma mulher estiver dormindo ou inconsciente não pode falar nada e isso significa que também não pode concordar...
Alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram pegos de surpresa durante uma aula realizada na última...
Quem vê o sucesso de "Round 6", série sul-coreana disponível na Netflix, nem imagina o longo caminho que o diretor...
Internado desde 13 de março por complicações da covid-19, o humorista Paulo Gustavo apresentou piora na noite do...
Guilherme Silva Guedes, de 15 anos, saiu da casa da avó no domingo (14 de junho) e nunca mais voltou. Após ser...
O incêndio do Museu Nacional, aos poucos, revela pequenas histórias de pessoas que mesmo atravessando um momento...
Crítico ferrenho do governo de Jair Bolsonaro, o influenciador digital Felipe Neto contou, nesta quarta-feira (30), em...
Juliana Paes, 41, confirmou nesta quarta-feira (29) que a sua mãe, Regina, contraiu a Covid-19. Por meio do Stories do...
A nova temporada do programa Amor & Sexo, da TV Globo, está se destacando pela luta contra o machismo, homofobia e...