Inovação

Como piratas estão mudando o cenário político na Islândia

Redação Hypeness - 01/11/2016 | Atualizada em - 08/10/2018

Antigamente os piratas vinham em navios e invadiam outras embarcações para saquear seus pertences e aterrorizar as pessoas a bordo. Com o passar dos anos, a pirataria foi se tornando sinônimo da fabricação e venda de produtos falsificados ou não autorizados. Hoje em dia, porém, o pirata em sua versão mais atualizada visam alvos muito mais altos, e por dentro da lei – através das urnas. Ainda que não tenham conseguido maioria no parlamento nas eleições do último sábado – com um resultado abaixo do sugerido por pesquisas – o Partido Pirata islandês triplicou sua presença, ficando a frente do atual partido governista e poderá fazer parte do novo governo. Nenhum partido obteve a maioria absoluta.

pirata2

Fundado há quatro anos por ativistas políticos, hackers e defensores da internet livre, o partido nasceu da frustração e do vácuo representativo deixado pela renúncia do premiê Sigmundur David Gunnlaugsson, citado como dono de contas offshore no escândalo dos Panama Papers. Apesar de estar entre os países menos corruptos do mundo, o descontentamento da população a partir da crise financeira e política recente serviu de combustível para o crescimento do partido, que em 2013 havia eleito somente três representantes no parlamento islandês. O número de cadeiras conquistada nessa última eleição chegou a 27.

Membros do Partido Pirata islandês Membros do Partido Pirata islandês

Formado majoritariamente por jovens, o Partido Pirata islandês parte de uma política antissistema, militando pela democracia direta, pela submissão do governo a maior escrutínio e pela estatização dos recursos naturais do país – além, é claro, da liberdade na internet, a partir da criação de leis mais rígidas para proteger a população de espionagens on-line.

Apoiador do Partido no país Apoiador do Partido no país

Ainda não há notícias sobre a possibilidade dos piratas trabalharem juntos com o Partido Progressista, vencedor do pleito – mas, de qualquer forma, o crescimento extremo do partido no parlamento transforma o cenário político islandês de maneira inédita. A velha política que se prepara, pois a invasão pirata chegou – pelo menos na Islândia.

pirata4

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.