Debate

Debate: petição quer acabar com o canal desta youtuber por ‘promover a anorexia’

por: Redação Hypeness

Uma petição foi criada para pedir que o Youtube retire do ar o canal de Eugenia Cooney, uma jovem youtuber norte-americana. O canal de Eugenia basicamente trata de dicas para cuidar dos cabelos, de maquiagem e roupas mas, segundo a petição, Eugenia estaria influenciando para o mal seu jovem e extenso público por conta de sua magreza extrema – seus vídeos estariam influenciando seus seguidores a admirarem ou mesmo desejarem a aparência de Eugenia.

eugenia_home

A questão é complexa e difícil de se concluir. Por um lado, é difícil ter dúvidas de que Eugenia possui algum tipo grave de disfunção alimentar que pode leva-la a correr sério e iminente risco de morte – e talvez negar essa evidente condição possa influenciar sua audiência a considerar doenças como anorexia e bulimia como não só algo inofensivo como até mesmo desejável.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=WFcGOHEAypM” width=”628″]

Por outro, Eugenia não incentiva que seus espectadores busquem ter um corpo como o seu, nem sequer defende que tal aparência deva ser alcançada – basicamente ela mostra seu corpo, sem tentar esconder sua magreza. Na internet, são diversos os comentários criticando a youtuber, relatando casos de jovens que perderam peso de forma irresponsável e extrema para se parecerem com Eugenia, ou simplesmente comentando o mal que sua aparência pode provocar por estar exposta.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=AFCGjW6Bwjs” width=”628″]

Os comentários de ódio, agressão e ameaças também se multiplicam em sua página. Eugenia garante que sua magreza é natural, e que ela não possui nenhuma disfunção.

eugenia1

Qualquer elogio da magreza – em especial de magrezas extremas – é perigoso, como da forma também é a ideia de resolver tais dilemas através da censura. Por mais que sim, o exemplo potencialmente dado por Eugenia seja grave e potencialmente signo de uma péssima influência, tentar proibir um canal de Youtube por que alguém está simplesmente mostrando seu corpo, seja ele como for, abre precedente para se tentar banir outros canais, em defesa da saúde, do bem estar, da moral, dos bons costumes.

Imagens mais antigas de Eugenia dão a impressão de que sua magreza vem se intensificando Imagens mais antigas de Eugenia dão a impressão de que sua magreza vem se intensificando

eugenia2

Para além de defender a aparência de Eugenia ou lhe xingar nos comentários de seus vídeos, e até mesmo para além de se é certo ou não pedir a retirada do canal do ar, uma coisa é certa: a magreza extrema e as disfunções alimentares diversas podem causar sofrimento e morte, portanto o primeiro passo é preocupar-se e informar-se a respeito da saúde de Eugenia e de seus eventuais seguidores.

eugenia5

eugenia4

E você, acha que Cooney está no seu direito de manter o canal?

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fundadora do Nubank diz que é difícil contratar negro e que não quer ‘nivelar por baixo’