Inovação

Tabela periódica ilustrada mostra os elementos químicos no nosso cotidiano

por: Redação Hypeness

Só de bater o olho na tabela periódica, muita gente sente um frio na espinha. Aquela “sopa de letrinhas” reúne todos os elementos descobertos pela humanidade, mas não são necessariamente conhecidos por todos.

Oxigênio (O), Sódio (Na), Potássio (K), Cálcio (Ca), Nitrogênio (N) e Alumínio (Al) são bem populares – mesmo que nem todos saibam as siglas na tabela periódica -, mas quem consegue reponder de bate-pronto para que serve o Cádmio, Rênio ou Paládio?

15487

Pensando nisso, o cientista norte-americano Keith Enevoldsen, de 60 anos de idade, criou uma tabela periódica interativa que mostra para que servem cada um dos elementos e onde são encontrados. A exceção fica por conta dos elementos mais pesados, como Nobélio ou Laurêncio, que não são encontrados na natureza.

2

O único porém é que a tabela está toda em inglês e ainda não tem tradução disponível. Apesar disso, alguns elementos têm nomes bem parecidos em português, então dá para matar a curiosidade. O Cádmio, por exemplo, é um metal leve utilizado na produção de extintores de incêndio e tintas amarela e vermelha, o Rênio, por sua vez, é um metal denso utilizado nos motores de foguetes, e o Paládio é um metal pesado que absorve hidrogênio e é utilizado no controle da poluição.

tabela-periodica-fp

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Uber pagará salário mínimo, férias e aposentadoria para motoristas no Reino Unido; entenda