Inovação

Tecnologia permite que pessoas que não podem se mexer ou falar voltem a criar música

por: Redação Hypeness

Para um músico, muitas vezes a capacidade de criar e executar suas músicas pode ser tão importante quanto andar ou falar. Quatro compositores que viveram a devastadora experiência de perderem a capacidade física e/ou neurológica de se mover e falar, quanto mais compor e tocar suas composições, puderam recentemente recorrer à tecnologia para conseguirem voltar a fazer aquilo que mais e melhor os fazia viver – e que agora voltou a fazer: música.

brain2

Cientistas aprimoraram a tecnologia de “brain-computer interfacing system” (uma espécie de interface computadorizada que reage através de estímulos cerebrais) para que esses compositores pudessem voltar a criar.

Basta olharem na direção de um receptor equivalente à frase musical que desejam incluir na música e pronto – o computador registra e eles voltam a compor.

brain4

As pontes entre cada frase, os detalhes musicais e notas específicas podem ser selecionadas igualmente.

brain5

O efeito de voltar a criar sobre o bem estar desses artistas é inspirador, e fica claro no rosto de cada um quando percebem que aquela bela música tocando é, como costumava ser, sua criação.

brain3

brain1

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante cria produto que remove agrotóxicos dos alimentos e chama atenção no mercado