Inspiração

Templo de religião que prega tolerância e respeito à diversidade tem cinco prêmios de arquitetura

por: Redação Hypeness

Mais do que árdua, a tarefa a que se propôs o arquiteto canadense Siamak Hariri era quase abstrata, tamanha a abrangência de sua proposta: construir um templo que contemplasse a união de todas as pessoas, para além de religiões, raças e gêneros, sem, no entanto, fazer referência a nenhum outro local religioso conhecido – como construir um templo para todas as religiões e, ao mesmo tempo, nenhuma delas. Depois de anos de pesquisa, Siamak enfim encontrou o local perfeito, nos arredores de Santiago, no Chile.

templo4

A única exigência de Siamak para construir seu nono e último Templo Bahá’í (filosofia monoteísta que enfatiza a união de toda a humanidade e de todas as religiões) era que o local fosse no formato de um eneágono, possuindo, portanto, nove entradas.

templo8

A ideia é simbolizar a entrada por todas as direções do globo, convidando todos os povos a por lá se reunirem para rezar, meditar ou apenas visitar o templo. E o esforço valeu a pena: o projeto já venceu cinco prêmios de arquitetura, incluindo o prêmio de Edifício do Ano do World Achitecture News, em 2010.

templo1

Se por fora o templo se integra à paisagem dos Andes (tendo de fato sido inspirado em formas mais orgânicas), por dentro a grandiosidade do local visa realmente remeter aos sentidos de elevação.

templo6

templo7

A luz natural parece protagonizar a arquitetura do templo, que de noite se ilumina com especial beleza, e que foi construído para se integrar com a natureza e convidar os visitantes a essa mesma integração – com a paisagem, as pessoas, nossas diferenças e semelhanças.

templo5

templo3

templo2

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Suíça quer devolver dinheiro ganho com tráfico de escravizados para as Américas