Debate

Vídeo impactante escancara o racismo institucional

por: Redação Hypeness

Há 27 anos foi criada a Lei 7.716, que criminaliza atos de preconceito racial determinando pena de reclusão inafiançável. No entanto, como lidar com o racismo silencioso ao qual milhares de pessoas são submetidas diariamente, inclusive na hora de procurar emprego?

Uma campanha criada pelo Governo do Paraná mostra de forma clara o quanto o racismo institucional existe e interfere na vida das pessoas. No vídeo, dois grupos de profissionais de Relações Humanas (RH) são convidados a descrever várias pessoas que aparecem em fotos em variadas situações.

O primeiro grupo analisa fotografias de pessoas de pele clara. Por exemplo: Na imagem em que um homem aparece correndo ou uma mulher aparece fazendo tarefas domésticas, o grupo sugere, respectivamente, que o home estaria correndo por estar atrasado e a mulher estaria limpando sua própria casa.

Já o segundo grupo descreve as mesmas fotos, só que com pessoas negras. Quando são mostradas as imagens, todos os participantes listam situações bastante diferentes das observadas no primeiro grupo (com fotos de pessoas brancas). Desta vez, o homem correndo estaria fugindo e a mulher fazendo tarefas domésticas seria diarista.

Assista:

racismo_00

01racismo

02-racismo

03-racismo

04_racismo

05_racismo

O Racismo Institucional acontece quando instituições públicas ou privadas atuam de forma diferenciada em relação a uma pessoa por conta da sua origem étnica, cor ou cultura.

* Todas as imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe diz que blogueira falou sobre suicídio: ‘Não levei fé, não acreditei’