Estilo

Você precisa conhecer Arandu Arakuaa, a primeira banda de Metal que canta em tupi-guarani

Redação Hypeness - 11/11/2016 | Atualizada em - 15/11/2016

O heavy metal é um estilo musical tão plural, difundido e influente que dele nasceram mais de 20 subgêneros – estilos derivados de sua sonoridade original. Entre Black Metal, Death Metal, Doom Metal, Power Metal, Speed Metal, Trash Metal e tantos outros, uma banda brasileira parece ter inventado um estilo de heavy metal bastante original e praticamente inédito: o metal indígena. A banda Arandu Arakuaa é a primeira banda do gênero a cantar em Tupi-Guarani.

 arandua2

A presença indígena não se restringe à língua falada nas músicas da banda. Criada em Brasília, a Arandu Arakuaa traz sonoridades folclóricas brasileiras como influência, e canta lendas, ritos e lutas do povo indígena brasileiro em suas letras.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=aT6eLthDwUE” width=”628″]

A formação da banda é tão peculiar e interessante quanto as temáticas de suas música: “O forte da nossa vocalista é o gutural, uma técnica agressiva incomum para mulheres. Eu canto como um pajé, com voz mais rouca, e ainda temos um baterista negro. Além de mim, que nasci no Norte e sou descendente de índios, temos integrantes filhos de nordestinos”, contou Zândhio Aquino, guitarrista e vocalista e um dos fundadores da banda.

arandua3

arandua4

Apesar da resistência dos fãs mais puristas do estilo, por acharem que a banda foge demais da essência do metal, a Arandu segue em frente, criando mais e de forma intensamente original. É claro que a proposta faz lembrar a fase “Roots” da banda brasileira Sepultura, de quem os músicos são fãs, mas com ressalvas: para eles, o disco possui influência indígena de fato somente na capa e em uma das faixas.

 [youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=L11HRPYon7o” width=”628″]

Seu último disco, “Wdê Nnãkrda”, de 2015, traz faixas em xavante e até mesmo uma em português, sempre sob forte influência do Death e do Trash metal.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ouOcLdgp-70″ width=”628″]

Quem diria que de uma cultura essencial do Brasil poderia emergir uma renovação vital a um gênero como o metal.

arandua1

© fotos: divulgação

*A rotina que sabemos que nos mata, mas da qual não conseguimos fugir; o jantar com os amigos que ficou pra trás, porque não deu tempo; ou a família que ficamos sem ver durante meses, porque a correria cotidiana não deixou. Você pode não saber, mas estamos todos dormindo de olhos abertos!

Este canal é uma parceria entre o Hypeness e a Cervejaria Colorado e foi criado para os curiosos, genuínos e inquietos. Por uma vida que valha a pena ser vivida, Desiberne!

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
11 penteados para mulheres negras noivas