Fotografia

4 técnicas simples mas incríveis para você que quer fazer fotos mais criativas

por: Vitor Paiva

Antigamente tirar fotografias era uma arte para poucos, em que a técnica, a estética, os equipamentos e a revelação separava em quilômetros de distância um profissional de um amador diante do resultado final das imagens registradas. Mas e hoje? Com tantas câmeras em nossos bolsos, filtros e aplicativos de correção, interferência, enquadramento e edição instantâneos, há ainda o que se aprender na hora de tirar um fotografia?

canondicas1

É claro que há, e para tirar grandes fotografias é preciso muito mais do que um mero aplicativo. Mas certos truques e técnicas podem ajudar e muito a quem quiser tirar fotos realmente criativas – e a Canon, empresa líder mundial em imagens e equipamentos digitais, oferece um vídeo com quatro dicas imprescindíveis para quem quer criar em seus registros fotográficos.

canondicas2

1. Interferência planejada

canondicas10

Já pensou em, por exemplo, fotografar utilizando um espelho próximo à lente? O espelho refletirá o cenário para dentro da imagem, criando um efeito interessante e divertido de forma manual – no qual duas imagens distintas se misturam.

canondicas9

2. Soft focus

canondicas8

É possível criar um efeito de sonho em suas fotos com uma técnica incrivelmente simples, chamada Soft focus: com uma baforada na lente, e limpando seu centro, você cria uma espécie de neblina na imagem – um “foco suave”, como o nome da técnica diz.

canondicas7

3. Free lensing

canondicas5

Trata-se, como o nome diz, de utilizar a lente de maneira livre. Desencaixe a lente do corpo da máquina, e posicione-a como melhor o resultado lhe parecer. É possível criar focos muito mais fortes em objetos próximos, ou outros resultados originais através de novos posicionamentos da lente.

Essa técnica, porém, deve ser evitada em ambientes com vento, e não é recomendado que a câmera permaneça aberta por muito tempo, para não sujar seu sensor.

canondicas6

4. Filtros coloridos

canondicas3

Você pode criar manualmente seu filtro colorido aplicando, por exemplo, um ou mais papéis celofanes sobre a lente. Cores diversas, cobrindo parcial ou completamente a lente, trarão resultados diversos que, somados à sua imaginação, farão toda a diferença.

canondicas4

Este vídeo é um tutorial do Canon College, uma plataforma com várias dicas, blogs e tutoriais oferecidos pela Canon.

No Canon College, diferentes tutoriais devidamente explicados e exemplificados, permitem o “aluno” migrar de um mero fotógrafo amador para um artista, capaz de expressar sua imaginação e criatividade através de imagens realmente originais.

canondicas11

Para saber mais, é só acessar a página da Canon e descobrir os mil segredos sobre a fotografia – e depois, correr para aplicar suas novas técnicas em fotografia verdadeiramente únicas.

© fotos: reprodução

artigo-patrocinado

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafo dedica-se a registrar pessoas parecidíssimas sem nenhum parentesco