Sustentabilidade

Academia flutuante movida a energia humana é aposta para resolver sedentarismo, mobilidade e falta de espaço

por: Redação Hypeness

Uma das coisas mais chatas sobre fazer academia é ficar parado sempre no mesmo lugar, com a mesma paisagem, se exercitando. Tem gente que não se incomoda com isso e até quem goste, mas provavelmente a maioria das pessoas irá apontar essa como uma boa desculpa para não se exercitar. Mas a boa (ou má) notícia, é que essa desculpinha esfarrapada está com os dias contados.

Isso porque um novo conceito de academia criado pelo escritório de design e inovação Carlo Ratti Associati pretende levar as pessoas para malhar em um barco em movimento no Rio Sena, em Paris. Se a ideia já parecia bastante ousada, então aguenta essa: a academia flutuante será movida a energia humana.

barco1

Espera-se que a novidade esteja disponível até o segundo semestre de 2017. Além de estimular as pessoas a se exercitar mais e de maneira mais agradável (quem não curte malhar em pleno Sena, gente?), o projeto também pretende comprovar que a energia produzida por humanos é capaz de mover veículos. Com isso, ela deverá servir como uma ferramenta de investigação sobre o quanto é possível aproveitar da energia humana – no caso, a que é produzida durante os exercícios físicos realizados na própria academia.

barco3

Todas as fotos: Divulgação

A academia flutuante deverá ter 20 metros de comprimento, com espaço para 45 pessoas. Os aparelhos disponíveis estarão preparados para converter a energia dos exercícios em combustível para o barco, enquanto as janelas serão equipadas com telas de realidade aumentada que permitirão o acompanhamento de informações sobre o treino, bem como do entorno do barco.

O projeto está sendo realizado pelo escritório em parceria com a organização Terreform ONE, o instituto de regeneração urbana URBEM e a rede de equipamentos para academias Technogym.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Greta Thunberg critica Ricardo Salles após sugestão de usar coronavírus para burlar leis ambientais