Inspiração

Cidade canadense testa prós e contras de projeto piloto de renda básica universal

por: Redação Hypeness

Após a Finlândia anunciar que pretende pagar um salário mínimo a todos os seus habitantes, estejam eles trabalhando ou não, e a Suíça rejeitar a proposta de renda básica para toda a população, foi a vez de uma pequena província canadense encarar o desafio.

O projeto de renda básica universal está sendo proposto pela Ilha do Príncipe Eduardo, uma das dez províncias canadenses. Apresentada pelo líder do Partido Verde no país, Peter Bevan-Baker, a iniciativa pretende reduzir a pobreza e melhorar os índices de educação e saúde da população, ao mesmo tempo em que estimula a redução de crimes na região, segundo informou a CBC News.

A renda básica deverá ser oferecida a todos aqueles vivendo na pobreza e serve como uma resposta à crescente automação no mercado, que fez com que muitos postos de trabalho se tornassem obsoletos. Os valores do benefício e os critérios de seleção a respeito de quem terá direito a recebê-lo, no entanto, ainda não foram definidos.

canada1

Foto: Vic Brincat / Foto destaque: chensiyuan

Espera-se que a iniciativa possa oferecer o suporte necessário para que as pessoas ganhem autonomia para voltar ao mercado, enquanto os críticos da proposta sugerem que o impacto de sua implementação possa ser justamente o oposto. Para Peter Bevan-Baker, a Ilha do Príncipe Eduardo é o local ideal para realizar um projeto piloto do gênero por ter fronteiras bem definidas e ser uma região pequena, porém ainda é necessário testar o impacto que o projeto terá na economia e se ele manterá as pessoas procurando emprego ou não.

A proposta foi aprovada em primeira instância na última terça-feira, 6, sendo apoiada pelos quatro líderes do legislativo da província. Porém, antes de se tornar realidade, será necessário que o governo de Ilha do Príncipe Eduardo realize uma parceria com o governo federal canadense.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela deu à luz no estacionamento de centro médico: ‘A cabeça do bebê já estava coroando’