Inovação

Cientistas desenvolvem nova substância que promete aliviar a dor sem causar dependência

por: Redação Hypeness

Enquanto o vício em analgésicos à base de ópio é um problema sério enfrentado por países como os Estados Unidos, alguns cientistas estão buscando resolver o problema em sua origem: a prescrição médica. Segundo um artigo da revista LiveScience, cerca de 20% dos americanos que sofrem de dor crônica são tratados com opioides, o que aumenta significativamente o índice de viciados nestas drogas. Porém, uma nova substância promete os mesmos efeitos, sem risco de causar dependência.

A nova droga tem um princípio semelhante ao da maconha, porém sem os efeitos colaterais decorrentes do uso da planta. Andrea Hohmann, professor de neurociência na Universidade de Indiana, está a frente de uma pesquisa do gênero. O pesquisador teria criado um composto que imita o THC (princípio ativo da maconha) e se conecta a um receptor canabinoide do cérebro conhecido como CB1, causando o alívio da dor.

maconha

Foto © Brian Goodman/Shutterstock.com / Foto: Eric Norris

Outra pesquisa, liderada pelo cientista Jason Clapper, obteve um resultado semelhante ao criar um composto capaz de aumentar o número de receptores canabinoides naturais do cérebro, aliviando os sintomas da dor crônica. Em ambos os casos, as drogas desenvolvidas são opções muito melhores do que o uso de ópio e não causam dependência. As informações são do LiveScience.

O único ponto negativo é que, até o momento, os experimentos foram realizados apenas em ratos e podem não ter sua eficiência comprovada em humanos. Mesmo assim, esse parece ser um novo e promissor caminho para evitar que mais pessoas tenham que incorrer no uso de opioides altamente viciantes para alívio de dores crônicas.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Outback vai dar chopp de graça na Black Friday