Design

Como estes incríveis projetos de design vão mudar a cara do Porto Maravilha, no RJ

por: Redação Hypeness

Já falamos aqui sobre como o design pode ser usado para melhorar a vida das pessoas e sua relação com o ambiente. Com essa proposta, um desafio de design levou estudantes de diversas universidades cariocas para repensar os mobiliários urbanos do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro – e os dois projetos vencedores prometem mudar a cara da região!

Desafio de Design Odebrecht Braskem já está em sua quarta edição e aconteceu este ano pela primeira vez no Rio de Janeiro. O desafio levou os estudantes a desenvolver um mobiliário urbano para o espaço de convivência, o Passeio Ernesto Nazareth, parque urbano criado em meio ao processo de  revitalização, que teve início na Orla Conde e passou pela Praça Mauá e pelo Boulevard Olímpico. O parque está localizado na região de Santo Cristo, no Rio de Janeiro, gerando mais envolvimento da população com o entorno.

braskem

Para levar esse desafio adiante foram propostas duas categorias: “Alimentação e Apresentações Artísticas” e “Repouso e Trabalho”, das quais participaram alunos de quatro universidades cariocas. Os projetos vencedores acabam de ser anunciados e prometem mudar de vez a cara da região.

Na categoria “Repouso e Trabalho”, os vencedores foram os estudantes Alexandre, Thaís e Vanessa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto criado por eles busca ser uma maneira de conectar pessoas através dos mobiliários urbanos, ao mesmo tempo em que oferece diferentes experiências de uso, seja em grupo ou individualmente. Para isso, eles propuseram um mobiliário com formato contínuo, que se repete em todas as suas partes, permitindo que as pessoas façam um reconhecimento rápido do local.

braskemufrjdescanso0

Para criar um ambiente agradável, os estudantes também não se esqueceram de adicionar áreas de sombra no espaço, que pretende atrair um número crescente de pessoas. A área deverá ser utilizada igualmente por moradores da região e turistas que se hospedam em hotéis nas proximidades.  

braskemufrjdescanso

braskemufrjdescanso2

braskemufrjdescanso3

braskemufrjdescanso4

Na categoria “Alimentação e Apresentações Artísticas”, os estudantes vencedores foram Juliane, Paulo e Sophia, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que buscaram propor um espaço de desaceleração que pudesse atrair o fluxo e também estimular a permanência das pessoas. 

braskemuffalimentacao

O projeto do grupo propõe misturar mobiliário urbano com elementos de graffiti, gerando uma área de descanso com boa ergonomia que também seja capaz de atrair usuários para contemplar o espaço. Para isso, a aposta foi em elementos circulares, com alturas variáveis.  

braskemuffalimentacao2

braskemuffalimentacao3

braskemuffalimentacao4

Em razão da qualidade dos projetos apresentados, foram concedidas menções honrosas nas duas categorias dos projetos. A equipe Pilotis e a equipe Pires, ambas da PUC, foram contemplados nas categorias “Alimentação e Apresentações Artísticas” e “Repouso e Trabalho”, respectivamente.

Além de mudar a cara da região e começar a carreira com um grande projeto, os estudantes também receberão um prêmio de R$ 15 mil. Para saber mais detalhes, acompanhe o Desafio de Design Odebrecht Braskem no Facebook.

artigo-patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nike lança linha especial inspirada em personagens de ‘Bob Esponja’