Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Já falamos aqui sobre como o design pode ser usado para melhorar a vida das pessoas e sua relação com o ambiente. Com essa proposta, um desafio de design levou estudantes de diversas universidades cariocas para repensar os mobiliários urbanos do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro – e os dois projetos vencedores prometem mudar a cara da região!
O Desafio de Design Odebrecht Braskem já está em sua quarta edição e aconteceu este ano pela primeira vez no Rio de Janeiro. O desafio levou os estudantes a desenvolver um mobiliário urbano para o espaço de convivência, o Passeio Ernesto Nazareth, parque urbano criado em meio ao processo de revitalização, que teve início na Orla Conde e passou pela Praça Mauá e pelo Boulevard Olímpico. O parque está localizado na região de Santo Cristo, no Rio de Janeiro, gerando mais envolvimento da população com o entorno.
Para levar esse desafio adiante foram propostas duas categorias: “Alimentação e Apresentações Artísticas” e “Repouso e Trabalho”, das quais participaram alunos de quatro universidades cariocas. Os projetos vencedores acabam de ser anunciados e prometem mudar de vez a cara da região.
Na categoria “Repouso e Trabalho”, os vencedores foram os estudantes Alexandre, Thaís e Vanessa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto criado por eles busca ser uma maneira de conectar pessoas através dos mobiliários urbanos, ao mesmo tempo em que oferece diferentes experiências de uso, seja em grupo ou individualmente. Para isso, eles propuseram um mobiliário com formato contínuo, que se repete em todas as suas partes, permitindo que as pessoas façam um reconhecimento rápido do local.
Para criar um ambiente agradável, os estudantes também não se esqueceram de adicionar áreas de sombra no espaço, que pretende atrair um número crescente de pessoas. A área deverá ser utilizada igualmente por moradores da região e turistas que se hospedam em hotéis nas proximidades.
Na categoria “Alimentação e Apresentações Artísticas”, os estudantes vencedores foram Juliane, Paulo e Sophia, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que buscaram propor um espaço de desaceleração que pudesse atrair o fluxo e também estimular a permanência das pessoas.
O projeto do grupo propõe misturar mobiliário urbano com elementos de graffiti, gerando uma área de descanso com boa ergonomia que também seja capaz de atrair usuários para contemplar o espaço. Para isso, a aposta foi em elementos circulares, com alturas variáveis.
Em razão da qualidade dos projetos apresentados, foram concedidas menções honrosas nas duas categorias dos projetos. A equipe Pilotis e a equipe Pires, ambas da PUC, foram contemplados nas categorias “Alimentação e Apresentações Artísticas” e “Repouso e Trabalho”, respectivamente.
Além de mudar a cara da região e começar a carreira com um grande projeto, os estudantes também receberão um prêmio de R$ 15 mil. Para saber mais detalhes, acompanhe o Desafio de Design Odebrecht Braskem no Facebook.
Publicidade
O novo modelo roadster da Mercedes-Benz, o SLS AMG Roadster 2012 é aquele tipo de carro que faz valer a pena o stress...
Já falamos aqui da CASACOR 2011 que acontece em São Paulo até dia 12 de julho. O Hypeness foi conferir de perto as...
Chega para facilitar a vida de artistas e criativos que, por mais ferramentas que tenham à disposição, acabam...
Genial esse móvel criado pelo estúdio de design industrial inglês BonBon. Ele mistura sofá e beliche, ideal para...
Conhecido por suas fotografias de alta velocidade, o japonês Shinichi Maruyama apresenta mais uma série hipnotizante....
O designer e construtor americano Julius von Brunk criou um joystick gigante do antigo Super Nes feito inteiro de...
A designer francesa Elsa Lambinet, criou o "Sweet Play", um kit onde você monta o seu chocolate com o que quiser....
A empresa Power2Switch criou uma nova forma muito mais fácil e bonita de entender a conta de luz de uma...
A história é contada na primeira pessoa porque é passada na vida da fotógrafa: Natalie Abbassi é filha de mãe...