Arte

Eles imprimem quadros em 3D para levar a arte para pessoas com deficiência visual

por: Joao Rabay

Como tornar as artes plásticas, especialmente grandes pinturas clássicas, acessíveis a pessoas com deficiência visual? Foi buscando uma resposta para essa pergunta que foi criado o Projeto Tato, em que esculturas digitais são impressas em três dimensões para possibilitar que cegos contemplem a arte de uma forma inovadora.

A ideia surgiu três anos atrás, em uma agência de publicidade, com o objetivo de apresentar a peça em Cannes. O primeiro modelo, feito com a Mona Lisa, foi bem sucedido, mas a ideia ficou parada por um tempo, até o artista Marcelo Pasqua decidir retomar o projeto e adicionar ideias.

img_8937

Agora, além do tato, outro sentido vem sendo trabalhado com a parceria de Rafael Arevalo: a audição. Por meio de sensores inteligentes espalhados pela obra, que detectam o movimento do visitante, são reproduzidas audiodescrições para detalhar aspectos como o famoso sorriso da Mona Lisa, a história de Leonardo da Vinci ou as formas geométricas usadas por Picasso.

Um sistema de inteligência artificial, desenvolvido pela IBM, será embarcado nas obras, aprimorando a experiência para o visitante e ajudando a entender as curiosidades do público.

captura-de-tela-2016-12-08-as-20-52-27

As obras são criadas como esculturas digitais, e depois materializadas graças à impressora 3D. Os altos custos de operação foram o grande empecilho para o crescimento do projeto em 2013, mas Marcelo acredita que a tecnologia já está mais acessível, barateando a produção.

O objetivo do Projeto Tato é produzir obras de pintores consagrados, representando diferentes momentos da história da arte. Para viabilizar a ideia, os sócios criaram um edital da Lei Rouanet e procuram parcerias com empresas e Fundos de Impacto Social.

img_8984

Eles já expuseram a Mona Lisa no Cubo, espaço em São Paulo dedicado a conectar empreendedores, na Virada Inclusiva e no Memorial da Inclusão, recolhendo feedbacks positivos do público, um incentivo à missão de tornar a arte mais acessível em museus de todo o mundo.

img_8958

15391366_1882219755341295_337456348130680742_o

Todas as fotos © Projeto Tato

Publicidade


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista cria supermercado inteiro feito de feltro e explode nível de fofura