Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Todo mundo quer se alimentar bem. Mas, enquanto para algumas pessoas comer bem significa gastar fortunas em restaurantes, para outras a alimentação está muito mais ligada à saúde e ao bem-estar. E estas hortas urbanas espalhadas pelo Brasil prometem levar comida de qualidade a um custo acessível para um número ainda maior de pessoas.
São iniciativas simples, que partem de governos, escolas, empresas e indivíduos em busca de uma alimentação mais saudável e que gere menos danos ao meio ambiente. E algumas delas podem ser replicadas aí na sua cidade. Vem ver!
Pensa numa horta criada para distribuir alimentos para escolas municipais e hospitais. Essa é Horta Municipal da cidade de Porto Real, localizada no Rio de Janeiro. Por lá são produzidos alface, couve, cebola, abóbora, mostarda, almeirão, mandioca, acerola, banana, goiaba e ameixa. Os moradores interessados também podem passar no local para buscar uma muda e plantar em casa.
Fotos: Prefeitura de Porto Real
Uma horta urbana, comunitária e sustentável que tinge de verde um pedacinho da nossa tão cinzenta São Paulo. A Horta das Corujas é cercada, mas é apenas para evitar a entrada de cachorros no local. As cercas não têm trancas e permitem que qualquer um entre ali para colher os alimentos plantados nesse espaço dominado pelo espírito comunitário na Vila Madalena.
Fotos: Ana Elisa de Rizzo
Com um telhado verde de quase três mil metros quadrados, o Shopping Eldorado planta hortaliças, legumes e verduras em uma horta que já ganhou até mesmo prêmios de sustentabilidade. Todos os alimentos plantados no local são adubados com uma composteira que usa justamente o lixo orgânico do shopping. Com a iniciativa da empresa, cerca de 1 tonelada de resíduos orgânicos deixa de ir para os aterros todos os dias. Os alimentos gerados na horta são consumidos pelos próprios funcionários.
Foto: Blog Shopping Eldorado
Implantado em 2013 pela prefeitura de Jaraguá do Sul, o Projeto Germinar buscou criar hortas comunitárias para utilizar espaços abandonados da cidade ao mesmo tempo em que promovia a qualidade de vida da população do município. As 26 hortas na cidade estimulam a alimentação orgânica e servem também como um local de interação entre vizinhos. Estima-se que mais de 400 famílias sejam beneficiadas com a iniciativa.
Foto via
Na zona leste de Porto Alegre repousa essa horta comunitária em que qualquer um pode colher os alimentos, desde que também contribua com o plantio. A horta ocupa uma área de 0,7 hectare e é mantida por voluntários, que tomam conta dos cultivos de hortaliças e plantas medicinais.
Foto: Reprodução Facebook
Publicidade
A startup canadense Flash Forest está investindo em uma tecnologia para acelerar o plantio de árvores no mundo. Com a...
Você sabe o que tem nos sucos de caixinha? Acha que eles são mais saudáveis que refrigerantes? Acredite, você e sua...
Uma cena curiosa chamou atenção na internet. No vídeo, feito gravado por um estudante de medicina veterinária de...
Os centros urbanos, cada vez mais, precisam de áreas verdes para amenizar os efeitos da poluição e cultivar a...
A rolinha-do-planalto, também conhecida pelo nome científico de Columbina cyanopis, enganou todo mundo por mais de...
Você já deve ter ouvido falar que os agrotóxicos são usados para aumentar a produção na agricultura. O argumento...
Os problemas ambientais causados pelo uso impensado de materiais plásticos não são novidade. Mas, para combatê-los,...
Crises ambientais são excelentes oportunidades para que a gente desenvolva materiais menos agressivos ao meio...
Na natureza, um sistema ajuda o outro, e cada ser vivo sustenta, de uma forma ou de outra, o próximo – seja uma...