Um projeto financiado pelo governo holandês ilustra o compromisso do país em tratar a questão das drogas com verdade, liberdade, despido de tabus morais ou religiosos – como deve ser tratado todo dilema verdadeiramente complexo. Trata-se do programa Drugslab, um experimento retratado em um canal de youtube, onde três jovens experimentam diversas drogas para melhor ensinar a população sobre seus efeitos e características.

Engana-se quem pensa que o programa trata somente das drogas consideradas mais fortes, costumeiramente proibidas em países atrasados no que diz respeito à questão: há, por exemplo, experimentos com cafeína e álcool – drogas tão ou mais fortes que outras, como a maconha, por exemplo.

O compromisso do canal é educativo e científico, a fim de revelar a verdade sobre os efeitos que as drogas provocam no corpo humano.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=TKx9sUcIOlk” width=”628″]
Além do experimento semanal, o canal também traz informações fundamentais, como métodos seguros de uso, doses corretas igualmente seguras, riscos e sérias indicações do que se deve e do que não se deve fazer quando sob o efeito de certas drogas.

Produzido pela BNN, um canal público holandês, o Drugslab deixa claro não se tratar de um programa de incentivo ao uso, mas sim, de um experimento científico, feito por profissionais e sob a supervisão de profissionais, sob a forte indicação de que nenhum experimento seja reproduzido pelo público.



A ideia é mesmo clarificar e levar luz a uma questão tão importante em todo mundo, que não pode seguir sendo tratada com obscuridade e inverdades.
© fotos: reprodução