Cobertura Hypeness

Fomos conhecer os incríveis gim da competição que elegeu o bartender mais criativo do Brasil

por: Luiza Ferrão

Nesta quinta-feira, 1 de dezembro, três feras da coquetelaria apresentaram no Studio Dama, em São Paulo, releituras da tradicional gim tônica, durante a final brasileira do Most Imaginative Bartender, promovida pela Bombay Sapphire, que vai eleger o profissional mais criativo da América Latina. Foram eles: José Ronaldo, do Frank Bar, Tom Oliveira, do Home Bar SP e Lucas Jaques, do Narã Bar do Tivoli.

Foi a primeira vez que o campeonato ocorreu na América Latina. “Ele acontece no mundo há 10 anos e mais de 15 mil bartenders já participaram”, contou Tony Harion, embaixador do portfólio Bacardi no Brasil, ao Hypeness.

Somos parte da vanguarda da coquetelaria mundial, mas muita gente não sabe disso ainda, e o Most Imaginative Bartender é a oportunidade que temos de mostrar o crescimento do nosso país no setor”, completa.

bacardihype1

Tony visitou 30 bares junto com Mafer Tejada, embaixadora da Bombay Sapphire na América Latina, para provar diferentes criações de Gim Tônica e chegar aos eleitos. “Em cada estabelecimento, experimentamos um coquetel imaginativo e um twist Bombay Sapphire Tônica. Foi uma competição acirrada! Todos mandaram muito bem e foi praticamente impossível escolher 3 pessoas para representar o Brasil nessa final”, conta.

bacardihype2
Mafer Tejada e Tony Harion

E, na noite de quinta, no Studio Dama, tivemos a oportunidade de conhecer todos os segredos desses coquetéis, que foram apresentados por seus criadores. Depois, eles desceram para bares montados para servir o público e jurados que, ao final, elegeram seu drink predileto.

bacardihype3

A criação vencedora foi o “Viagem Sensorial”, de José Ronaldo, do Frank Bar (deixamos a receita no final do texto para você b-a-b-a-r!). Eleito pelo júri profissional como o coquetel mais criativo, ele leva 60ml de Gim Bombay Sapphire infusionado com azeite, 25 ml shrub de beterraba com vinagre de jerez, 10 ml xarope de ervas e especiarias, 4 tomates cereja e 12 gotas de solução de sal negro.

bacardihype5

O time de jurados, composto pelos premiados mixologistas Keneddy Nascimento e Jessica Sanchez, além de Mafer Tejada, provou também o coquetel de Tom Oliveira, Saravá Tonic; e Rare Tonic, de Lucas Jaques.

bacardihype4

bacardihype6

Radiante após receber o prêmio, José Ronaldo disse estar realizado com esse reconhecimento. “Quero gerar experiências sensoriais nas pessoas quando crio meus coquetéis. Para criar o Viagem Sensorial, me inspirei em alguns hábitos de consumo que tinha durante a minha infância”, conta.

O vencedor afirma ainda que o gim tem um papel fundamental na história da coquetelaria mundial, e nos dias de hoje não há como ser diferente. “Um destilado único, complexo. Muito rico em sabores e aromas, e ao mesmo tempo versátil para preparar qualquer tipo de coquetel”.

bacardihype10

De acordo com Tony, o brasileiro agora participará da final, em 2 de fevereiro de 2017, na Cidade do México, com outros 7 profissionais, quando será eleito o bartender mais criativo da América Latina.

Lá, cada bartender fará duas apresentações: José Ronaldo vai preparar novamente o Viagem Sensorial para ser avaliado e terá que desenvolver um drink com ingredientes secretos que estarão dentro de um mistery box. “Foi um páreo muito duro. Fiquei feliz por não estar julgando dessa vez”, desabafa Tony.

bacardihype8

Para José Ronaldo, representar o Brasil em uma competição desse nível “é muito gratificante e ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade. O Brasil se encontra com um alto nível de coquetelaria e profissionais capacitados, e tenho uma enorme responsabilidade de mostrar um pouco do nosso trabalho para o mundo”.

O evento teve ainda exposição de fotos do embaixador da Bombay Sapphire, Beto Gatti, pela primeira vez em São Paulo. O vencedor da final ganhará uma viagem à destilaria da Bombay Sapphire em Laverstoke Mill, no Reino Unido. Agora, nos resta torcer por essa Viagem Sensorial!

bacardihype11

A RECEITA

Viagem Sensorial

60 ml Bombay Sapphire infusionado com azeite

25 ml shrub de beterraba com vinagre de jerez

10 ml xarope de ervas e especiarias

4 tomates cereja

12 gotas solução de sal negro

Guarnição: cebola roxa

Copo: lata de azeite

bacardihype9

bacardihype7

Todas as fotos: Divulgação

selo artigo patrocinado

Publicidade

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Em meio ao debate sobre censura, filme de Marighella é exibido na Globo