Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nesta quinta-feira, 1 de dezembro, três feras da coquetelaria apresentaram no Studio Dama, em São Paulo, releituras da tradicional gim tônica, durante a final brasileira do Most Imaginative Bartender, promovida pela Bombay Sapphire, que vai eleger o profissional mais criativo da América Latina. Foram eles: José Ronaldo, do Frank Bar, Tom Oliveira, do Home Bar SP e Lucas Jaques, do Narã Bar do Tivoli.
Foi a primeira vez que o campeonato ocorreu na América Latina. “Ele acontece no mundo há 10 anos e mais de 15 mil bartenders já participaram”, contou Tony Harion, embaixador do portfólio Bacardi no Brasil, ao Hypeness.
“Somos parte da vanguarda da coquetelaria mundial, mas muita gente não sabe disso ainda, e o Most Imaginative Bartender é a oportunidade que temos de mostrar o crescimento do nosso país no setor”, completa.
Tony visitou 30 bares junto com Mafer Tejada, embaixadora da Bombay Sapphire na América Latina, para provar diferentes criações de Gim Tônica e chegar aos eleitos. “Em cada estabelecimento, experimentamos um coquetel imaginativo e um twist Bombay Sapphire Tônica. Foi uma competição acirrada! Todos mandaram muito bem e foi praticamente impossível escolher 3 pessoas para representar o Brasil nessa final”, conta.
E, na noite de quinta, no Studio Dama, tivemos a oportunidade de conhecer todos os segredos desses coquetéis, que foram apresentados por seus criadores. Depois, eles desceram para bares montados para servir o público e jurados que, ao final, elegeram seu drink predileto.
A criação vencedora foi o “Viagem Sensorial”, de José Ronaldo, do Frank Bar (deixamos a receita no final do texto para você b-a-b-a-r!). Eleito pelo júri profissional como o coquetel mais criativo, ele leva 60ml de Gim Bombay Sapphire infusionado com azeite, 25 ml shrub de beterraba com vinagre de jerez, 10 ml xarope de ervas e especiarias, 4 tomates cereja e 12 gotas de solução de sal negro.
O time de jurados, composto pelos premiados mixologistas Keneddy Nascimento e Jessica Sanchez, além de Mafer Tejada, provou também o coquetel de Tom Oliveira, Saravá Tonic; e Rare Tonic, de Lucas Jaques.
Radiante após receber o prêmio, José Ronaldo disse estar realizado com esse reconhecimento. “Quero gerar experiências sensoriais nas pessoas quando crio meus coquetéis. Para criar o Viagem Sensorial, me inspirei em alguns hábitos de consumo que tinha durante a minha infância”, conta.
O vencedor afirma ainda que o gim tem um papel fundamental na história da coquetelaria mundial, e nos dias de hoje não há como ser diferente. “Um destilado único, complexo. Muito rico em sabores e aromas, e ao mesmo tempo versátil para preparar qualquer tipo de coquetel”.
De acordo com Tony, o brasileiro agora participará da final, em 2 de fevereiro de 2017, na Cidade do México, com outros 7 profissionais, quando será eleito o bartender mais criativo da América Latina.
Lá, cada bartender fará duas apresentações: José Ronaldo vai preparar novamente o Viagem Sensorial para ser avaliado e terá que desenvolver um drink com ingredientes secretos que estarão dentro de um mistery box. “Foi um páreo muito duro. Fiquei feliz por não estar julgando dessa vez”, desabafa Tony.
Para José Ronaldo, representar o Brasil em uma competição desse nível “é muito gratificante e ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade. O Brasil se encontra com um alto nível de coquetelaria e profissionais capacitados, e tenho uma enorme responsabilidade de mostrar um pouco do nosso trabalho para o mundo”.
O evento teve ainda exposição de fotos do embaixador da Bombay Sapphire, Beto Gatti, pela primeira vez em São Paulo. O vencedor da final ganhará uma viagem à destilaria da Bombay Sapphire em Laverstoke Mill, no Reino Unido. Agora, nos resta torcer por essa Viagem Sensorial!
Viagem Sensorial
60 ml Bombay Sapphire infusionado com azeite
25 ml shrub de beterraba com vinagre de jerez
10 ml xarope de ervas e especiarias
4 tomates cereja
12 gotas solução de sal negro
Guarnição: cebola roxa
Copo: lata de azeite
Todas as fotos: Divulgação
Publicidade
Montar e desmontar peças de tijolinhos coloridos foi parte da infância de muita gente. A atividade lúdica que...
Como uma mistura de arte, música, gastronomia, criatividade, palestras e inspiração poderia dar errado? Como já...
Quem conhece e ama o MECA sabe que, mais do que um festival, essa equipe porreta faz um tanto de ações legais durante...
Pode ser que você não saiba, mas São Paulo tem um Museu da Diversidade Sexual, que se dedica a explorar temas dos...
"Que bolha progressista é essa?". Com essa frase caminhamos pelas ruas de Paraty nos dias de Flip. A 17ª edição...
Nesta grande celebração da criatividade na comunicação e construção de marcas que aconteceu em Cannes Lions 2018...
Trago boas novas deste paraíso caribenho que é Aruba. Para quem pensava que a Ilha Feliz era "apenas" um lugar de...
Considerada uma das exposições mais aguardadas do ano, as obras de Salvador Dalí finalmente desembarcaram no...
No último sábado (25) e domingo (26) rolou a terceira edição do Festival Path, um circuito interessante de...