Debate

O trocadilho machista de um jornal sobre a vitória da seleção feminina de futebol e o que isso nos diz sobre o Brasil

Redação Hypeness - 13/12/2016

Existe limite para a maneira machista com que as mulheres são tratadas na sociedade e no universo esportivo? Pelo jeito não. Prova disso foi a manchete publicada pelo jornal Manaus Hoje.

Para noticiar a vitória da seleção brasileira feminina de futebol sobre a Rússia ocorrida no domingo (11) por 4 a 0, o veículo não hesitou em fazer uma referência machista. Para o jornal, a vitória da seleção – que é composta pelas principais jogadoras do mundo – não mereceu nada além de um vulgar e desrespeitoso trocadilho: “Meninas dão de quatro“.

img_0658

Como não poderia deixar de ser, a manchete repercutiu negativamente nas redes sociais e provocou bastante polêmica. Na página do veículo no Facebook, uma enxurrada de críticas foi publicada, tanto pelo público feminino quanto pelo masculino.

Por gentileza, não demonstrem mais a essência de vocês de forma tão desrespeitosa, com trocadilhos infantis na página de esportes”, escreveu um internauta. “O jornal Manaus Hoje colabora diretamente para aumento da violência contra mulher na cidade de Manaus”, escreveu outra pessoa.

A verdade é que, mais uma vez, após uma vitória categórica de esportistas brasileiras, a tentação para objetificar as mulheres falou mais alto. Infelizmente, no Brasil, ser mulher ainda é virar objeto sexual a cada instante, ainda é ver séculos de opressão serem propagados e reforçados a cada “piada”.

Após as milhares de críticas, Elton Rodrigues, editor-executivo, garantiu em entrevista ao UOL Esporte, que faria uma retratação na edição de hoje (13) da publicação. Com ou sem ela, parabéns às jogadoras brasileiras por mais uma conquista, que nos lembra como é bom jogar como uma menina!

Todas as imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Adriana Sant’anna que reclamou de serviço doméstico nos EUA fez fala racista sobre escravidão