Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Pode ser difícil encontrar alguém que se recuse a oferecer uma fralda para uma mãe que vive nas ruas ou mesmo que seja capaz de negar comida a outra pessoa com fome. Mas algumas necessidades de quem vive em situação de vulnerabilidade social nem sequer chegam a ser mencionadas. É o caso dos produtos de higiene íntima.
A maioria das mulheres em situação de rua não tem acesso a itens de higiene íntima e passam o período menstrual de maneira extremamente desagradável, geralmente precisando conter o fluxo sanguíneo com roupas velhas ou papéis retirados de banheiros públicos. E qualquer mulher entende que essa não é a melhor solução nestes casos.
A jovem Nadya Okamoto, de apenas 18 anos, está tentando mudar essa realidade ao criar um movimento de igualdade de condições durante a menstruação através de sua ONG Camions of Care, fundada em conjunto com o amigo Vincent Forand. Mas a história da organização também começa com dificuldades.
Nadya tinha 15 anos quando sua mãe perdeu o emprego e ela ficou sem lar. Na época, a adolescente passou diversas noites na casa de amigos e, aos 16 anos, viveu algum tempo em um abrigo após ser vítima de um relacionamento abusivo. Durante esse tempo, ela mantinha uma bolsa de estudos em uma escola particular, a duas horas de distância do local onde dormia. O que ela fazia nas quatro horas em que se transportava diariamente para a escola? Conversava sobre menstruação com outras mulheres em situação semelhante à sua.
Foi justamente nessa época que Nadya viu que, apesar de estar sem moradia fixa, ela era muito mais privilegiada do que a maioria das mulheres que viviam nos abrigos ou nas ruas. Isso porque a maioria delas sequer tinha condições de comprar produtos de higiene íntima durante seu período menstrual. A própria Nadya não teria condições de arcar com o custo dos produtos caso não usasse coletores menstruais desde muito jovem – foi quando percebeu que as outras mulheres nunca tiveram essa escolha.
Todas as fotos: Reprodução Facebook
Não demorou para que surgisse a Camions of Care, um organização que distribui produtos de higiene íntima para mulheres em 23 estados, além de 13 países através de uma parceria com 40 ONGs. Hoje, Nadya está à frente da instituição e divide seu tempo com os estudos, na Universidade de Harvard. Segundo a NBC News, a ONG já distribuiu 22 mil pacotes de absorventes, com a ajuda de 2.200 voluntários. O sucesso da iniciativa é tanto que a jovem foi homenageada com o prêmio Mulheres de Valor 2016, promovido pela L’Oréal em novembro deste ano.
Publicidade
Quem procurava um projeto de vida para almejar e conquistar, finalmente encontrou - em um casal de uruguaios que vivia...
A amizade entre animais de espécies diferentes tem tanto de bonito como de quase doloroso, por nos lembrar de forma...
Laura e Chris Moriarity não têm experiência com poluição dos oceanos nem em próteses de membros - mas acreditavam...
Ted McDermott, 80, era conhecido por ser um cantor em pubs e clubes da Inglaterra. Porém, em 2013, o homem que sabia...
23 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, conjunto de doenças que acometem cerca de 12 mil...
No último domingo (26), o mundo perdeu uma de suas maiores lendas. O ícone do basquete, Kobe Bryant, foi vítima de...
2018 já começou, mas a ONG DoSomething ainda está de olho no ano anterior. O órgão divulgou uma lista com os 20...
Seguindo a onda do consumo consciente, que tal participar de uma feira onde a renda é revertida para uma causa...
O orgasmo é o ápice que o prazer da excitação sexual atinge, o momento em que a sensação provocada por um pico de...