Inspiração

Jovem de 18 anos muda a vida de mulheres em situação de rua ao levar produtos de higiene íntima pelo mundo

por: Redação Hypeness

Pode ser difícil encontrar alguém que se recuse a oferecer uma fralda para uma mãe que vive nas ruas ou mesmo que seja capaz de negar comida a outra pessoa com fome. Mas algumas necessidades de quem vive em situação de vulnerabilidade social nem sequer chegam a ser mencionadas. É o caso dos produtos de higiene íntima.

A maioria das mulheres em situação de rua não tem acesso a itens de higiene íntima e passam o período menstrual de maneira extremamente desagradável, geralmente precisando conter o fluxo sanguíneo com roupas velhas ou papéis retirados de banheiros públicos. E qualquer mulher entende que essa não é a melhor solução nestes casos.

care1

A jovem Nadya Okamoto, de apenas 18 anos, está tentando mudar essa realidade ao criar um movimento de igualdade de condições durante a menstruação através de sua ONG Camions of Care, fundada em conjunto com o amigo Vincent Forand. Mas a história da organização também começa com dificuldades.

care3

Nadya tinha 15 anos quando sua mãe perdeu o emprego e ela ficou sem lar. Na época, a adolescente passou diversas noites na casa de amigos e, aos 16 anos, viveu algum tempo em um abrigo após ser vítima de um relacionamento abusivo. Durante esse tempo, ela mantinha uma bolsa de estudos em uma escola particular, a duas horas de distância do local onde dormia. O que ela fazia nas quatro horas em que se transportava diariamente para a escola? Conversava sobre menstruação com outras mulheres em situação semelhante à sua.

care4

Foi justamente nessa época que Nadya viu que, apesar de estar sem moradia fixa, ela era muito mais privilegiada do que a maioria das mulheres que viviam nos abrigos ou nas ruas. Isso porque a maioria delas sequer tinha condições de comprar produtos de higiene íntima durante seu período menstrual. A própria Nadya não teria condições de arcar com o custo dos produtos caso não usasse coletores menstruais desde muito jovem – foi quando percebeu que as outras mulheres nunca tiveram essa escolha.

care5

Todas as fotos: Reprodução Facebook

Não demorou para que surgisse a Camions of Care, um organização que distribui produtos de higiene íntima para mulheres em 23 estados, além de 13 países através de uma parceria com 40 ONGs. Hoje, Nadya está à frente da instituição e divide seu tempo com os estudos, na Universidade de Harvard. Segundo a NBC News, a ONG já distribuiu 22 mil pacotes de absorventes, com a ajuda de 2.200 voluntários. O sucesso da iniciativa é tanto que a jovem foi homenageada com o prêmio Mulheres de Valor 2016, promovido pela L’Oréal em novembro deste ano.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pescadores trabalham para salvar baleia encalhada em praia de Santa Catarina