Inovação

Mãe hackeia livro de princesas para ensinar filha sobre liberdade e empoderamento

por: Redação Hypeness

Quando a filha da professora de sociologia Danielle Lindemann, de 3 anos, ganhou de presente um livro sobre as princesas da Disney, o alarme de Danielle soou imediatamente: esta ali o principio de uma criação misógina, rasa e limitada para a mulher que sua filha poderia ser. Para mostrar que ela poderia ser o que quisesse, e que havia muito mais a se explorar e afirmar enquanto mulher do que diria o livro, Danielle decidiu fazer algumas sutis “intervenções” no texto.

livroprincesas6

Dentre as mudanças propostas por Danielle – realizadas a mão, simplesmente com uma caneta, criatividade e a certeza de proteger sua filha de ideias pré-concebidas do que é e pode ser uma mulher – destacam-se algumas pérolas: onde se lia somente “uma princesa gosta de se vestir”, Danielle incluiu “…de se vestir com sua roupa de médico para trabalhar como neurocirurgiã”.

livroprincesas1

O livro diz que uma princesa é corajosa, e para ilustrar, Jasmine, princesa do desenho Aladdin, ganhou um balão que deixa bem claro o alvo de sua coragem: “Meu corpo, minhas regras”, diz o balão. O sonho da princesa é de ver mais mulheres no senado, e não pelo príncipe. Por fim, quando Jasmine e Aladdin voam pelos céus sobre um tapete, eles seguram as mãos porque é Aladdin quem está com medo. “Me proteja, Jasmine”, diz Aladdin.

livroprincesas5

livroprincesas4

Para ela, enquanto mãe, mostrar às garotas que seu valor não está em sua aparência física ou na aprovação do outro é algo fundamental. “Se houvesse uma variedade de livros infantis com garotas brincando com carrinhos, aprendendo a serem engenheiras e cirurgiãs, ou com garotos se vestindo com roupas fabulosas, o mundo seria outro”, ela afirma. Mas as intervenções não aconteceram somente a partir de tópicos tão sérios.

livroprincesas2

“Era eu sendo boba e me divertindo com minha filha uma noite às custas do sapatinho brilhante da Cinderela”, ela diz. A brincadeira pode ser boba, mas é possível que o efeito seja, sobre sua filha, libertador.

livroprincesas3

© fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Casa com o conforto de hotel: empresa aluga apartamentos com os melhores serviços incluídos