Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O médico cubano Javier Isbell Lopes Salazar chegou ao Oiapoque, no Amapá, como parte do Programa Mais Médicos, em 2014. Quando conheceu a aldeia Kumenê, formada por indígenas da etnia Palikur que vivem na região, Javier notou que eles faziam uso excessivo de antibióticos. Com as próprias mãos, o médico decidiu mudar essa realidade, criando uma horta com plantas medicinais para uso da aldeia.
Mas as coisas não foram fáceis desde o começo. O uso de antibióticos entre os indígenas havia sido introduzido nos anos 60 por dois missionários que se dedicaram à evangelização por Palikur durante 10 anos. Na época, eles foram convencidos de que as plantas medicinais usadas pela etnia para a cura de doenças não passavam de “feitiçaria” e, diante dessa convicção, passaram a abusar de antibióticos. Graças a esse costume, muitas bactérias na aldeia têm resistência aos medicamentos disponíveis.
Foto: OPAS / Foto destaque via
Para evitar que o problema se tornasse ainda maior, Javier criou uma horta com plantas medicinais cujo uso é citado na literatura científica, como boldo, sabugueiro, babosa e manjericão. As plantas são usadas para tratar alguns dos problemas de saúde comuns na aldeia, como gripe e diarreia. Seu uso vem sendo explicado pelo médico para os moradores do local, para desmistificar a ideia de que as plantas seriam um tipo de “magia” e mostrar sua importância para a saúde da população.
Segundo Javier informou à ONU, os efeitos têm sido ótimos. Tanto é que ele está ganhando um número cada vez menor de pacientes, mostrando uma melhoria geral na saúde da população da aldeia.
Publicidade
O cabeleireiro Tian Hao, de um famoso salão na cidade de Xi’an, na China, corta o cabelo de seus clientes...
Ficar parado é a única coisa que nos impede de realizar nossos sonhos. É nessa linha que o brasileiro Deivison...
A MAD Architects está desenvolvendo na cidade de Chongqing na China um prédio que vai agradar à todos que estão...
Nossos discos preferidos moldam de tal forma nossas memórias, nosso imaginário e nosso repertório emocional, que...
Esse friozinho de outono dá aquela vontade de feijão tropeiro, leitão à pururuca, de bolo de fubá, pão de queijo...
Você acha que uma vacina seria capaz de fazer as pessoas pararem de fumar? Uma das drogas que mais causa dependência...
Agora que os cachorros estão se tornando cada vez mais parte da família, é natural que inovações e tendências que...
Não menospreze a fome. Ela - e o desejo por um doce - motivou David Marx , desenhista e CEO da The Science Kitchen, a...
Se você faz parte do time das apaixonadas pelo universo Disney, prepara o coração. No final de março foi inaugurada...