Sustentabilidade

No lugar das motos, a bicicleta: conheça a Courrieros, uma empresa de entrega ecologicamente correta

por: Redação Hypeness

Patrocinado por: Shark Tank Brasil

Quando trabalhava como administrador, diante do atraso de um motoboy para coletar e entregar documentos importantes, Victor Castello Branco decidiu ele mesmo pegar sua bicicleta e realizar o delivery. O tempo que levou e as vantagens de sua entrega lhe surpreenderam: sem quase custo algum, sem poluir a cidade, e num tempo bastante menor do que levaria o motoboy. Dessa forma, a necessidade fez o entregador – e o empreendedor. Assim nasceu a Courrieros, uma empresa de entregas ecologicamente correta.

bicicle1

Fundada por Castello Branco junto com o advogado André Biselli, a ideia da Courrieros é simples, mas seu impacto é tremendo: no lugar das poluentes e barulhentas motos para realizar entregas, entram as bicicletas.

Mais da metade das entregas contratadas por empresas são realizadas em distâncias curtas, em torno de 5 quilômetros de raio. Com isso, as bicicletas não só melhoram ecologicamente a vida da comunidade, como chegam aos seus destinos em menos tempo, com um custo menor, e todos economizam nessa conta – da cidade ao contratante. A Courrieros conta com mais de 70 entregadores, e oferece um sólido seguro para os documentos e encomendas transportadas.

bicicle5

E o compromisso ecológico é total, pois para entregas mais distantes, entram as motos e os carros elétricos, capazes de cumprir maiores distâncias mas igualmente sem agredir o meio ambiente ao seu redor. Em grandes cidades, turbulentas, engarrafadas e poluídas, a bicicleta se revela um meio perfeito para entregas.

bicicle3

Para que o diferencial do serviço seja total, os entregadores da Courrieros passam por um rigoroso processo de seleção, que avalia a habilidade e capacidade do entregador em pedalar, seu fôlego e senso de direção. Uma vez selecionado, o funcionário passa por um treinamento de mecânica, atendimento ao cliente e procedimentos de segurança no trânsito. Todos os entregadores são devidamente contratados, e o grande número de clientes permite que uma entrega realizada pela Courrieros seja mais barata que outros serviços similares.

bicicle2

A empresa já realiza suas 9 mil entregas mensais em São Paulo e no Rio de Janeiro, e pretende em breve expandir para praças como Recife e Porto Alegre. Foi esse negócio alinhado com as necessidades de empreender e ainda fazer do mundo um lugar melhor que levou a Courrieros a apresentar seu modelo de negócio para os investidores do programa Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões, do Canal Sony.

qg12

Sempre à procura de novos empreendimentos para poderem investir, os tubarões do Shark Tank Brasil demonstraram versatilidade também do próprio programa em sua relação com as empresas que participam: ainda que nenhum investidor tenha entrado de sócio da Courrieros, os sócios saíram de lá com nada menos que três reuniões agendadas com três tubarões – com Carlos Wizard (dono do grupo Multi Educação e da rede Mundo Verde) e Robison Shiba (dono das redes China in Box e Gendai) para possivelmente realizarem entregas em suas empresas, e com Cristina Arcangeli para uma eventual parceria em marketing.

bicicle4

Pescar um desses tubarões do Shark Tank Brasil não é tarefa para qualquer pescador, mas existem mil maneiras de seduzi-los a morderem sua isca. Só consegue, porém, quem se arrisca – toda quinta-feira, às 21hs, no Canal Sony.

bicicle6

© fotos: divulgação

selo artigo patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
RIP planeta: geleira que desapareceu ganha lápide com alerta na Islândia