Inspiração

O incrível projeto que ajudou a revitalizar quadras de futebol nessas comunidades do RJ

por: Redação Hypeness

A Unilever possui uma iniciativa global que visa impactar positivamente metrópoles ao redor do mundo. No Brasil, o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para receber o projeto que, por aqui, foi intitulado Conectados pela Cidade. O foco foram as comunidades Santa Marta e Cantagalo e o principal objetivo era resgatar a conexão entre as pessoas. Para isso, nada melhor do que uma causa em comum.

cantagalo_foto-anettealencar
Foto © Bel Costa

A ação engajou as duas comunidades cariocas na revitalização do Campo do Tortinho e da quadra do Cantagalo, dois espaços importantes para a convivência e recreação dos moradores. A ONG love.fútbol – que desenvolve, em parceria com as comunidades, campos e quadras de futebol que agem como centros comunitários para mudanças sociais sustentáveis – foi a parceira da Unilever para viabilizar estas iniciativas. As reformas foram patrocinadas pela marca Rexona.

santa-marta_anette-alencar01
Foto © Anette Alencar

Para o sucesso da empreitada, foram fundamentais o envolvimento e a participação das comunidades em todas as etapas. Sendo assim, líderes comunitários, grupos formais e informais atuantes nas localidades e moradores do entorno das quadras foram envolvidos em todo o processo.

15042010_1195528847200930_4976283626284649302_o

15325127_1218783144875500_1398703298701124204_o

Além de envolvidos ativamente nas obras e nos mutirões de revitalização, os moradores também foram impactados com informações sobre redução do impacto ambiental e melhorias nas condições de vida, saúde e bem-estar. Foram mais de 300 voluntários e três mil horas de trabalho doadas à causa.

15195889_1218783451542136_4016247719552798383_o

15025571_1195528737200941_2694693757837651197_o

O projeto Conectados pela Cidade foi capaz de comprovar a força da mobilização coletiva com os próprios moradores trabalhando para fazer a diferença na comunidade em que vivem.

15000680_1195528890534259_2424584068040278222_o

Agora os frutos de todo esforço estão prestes a ser colhidos: no dia 17 de dezembro, a comunidade do Cantagalo irá inaugurar a sua nova quadra poliesportiva. O espaço, que tem vista privilegiada para a praia de Ipanema, beneficiará mais de 3 mil pessoas. Já em 18 de dezembro é a vez do Campo do Tortinho, em Santa Marta, ser reinaugurado. Com mais de 40 anos de história e desativado há seis, o campinho beneficiará mais de 2 mil pessoas.

14991284_1195529083867573_4483355503686394155_o

As marcas da Unilever que atuaram no projeto foram: VIM, Lifebuoy, Brilhante, Dove, OMO e Rexona. O trabalho realizado no Conectados pela Cidade abordou a conscientização dos moradores sobre as questões referentes ao combate ao Zika Vírus e Aedes Aegypti, higienização das mãos para a prevenção de doenças, empreendedorismo feminino por meio de palestras sobre gestão de pequenos negócios, questão da autoestima para crianças e jovens das escolas locais por meio de workshops e materiais didáticos, atividades lúdicas ao ar livre, além de palestras para pais e professores sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil.

quadra-cantagalo_foto-andrea-salgueiro-cruz-lima

Foto © Bel Costa

santa-marta_foto-anette-alencar

Foto © Anette Alencar

artigo-patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Paternidade na Quarentena: proximidade e conexão em tempos de pandemia