Inspiração

O momento em que orangotangos roubados da mãe quando pequenos voltam para a natureza

por: Redação Hypeness

Diz o ditado que lar é onde o coração está. Para dois orangotangos de Bornéu, chamados Johnny e Desi, isso significa a floresta. Depois de terem sido roubados da mãe quando pequenos, finalmente os dois macacos puderam retornar ao seu lar quando, em novembro, a organização International Animal Rescue (IAR) soltou-os na floresta de Kalimantan Ocidental, na Indonésia.

ape1

A soltura dos dois orangotangos só foi possível porque eles ainda não haviam atingido a idade adulta, o que possibilitou que eles reaprendessem a vida selvagem. Ainda assim, o processo de reabilitação de Johnny e Desi foi longo – quatro anos, para ser exato.

ape3

Primeiro eles tiveram que ir para “escola florestal”, onde aprenderam a escalar, forragear (procurar alimento revirando terra e folhas) e fazer ninhos, e onde eles também conseguiram socializar com outros orangotangos. Uma vez que Johnny e Desi terminaram o treinamento, foram transferidos para a ilha de pré-lançamento do IAR, onde foram avaliados para ver se eles realmente eram candidatos à libertação.

ape2

Johnny e Desi mostraram a todos que estavam prontos, ao passo que outros orangotangos não tiveram a mesma sorte. De acordo com o IAR, as populações de orangotango em Bornéu diminuíram mais de 80% nos últimos 75 anos. Apenas cerca de 40.000 orangotangos ainda vivem nas selvas, fato que levou a espécie a ser classificada como criticamente ameaçada.

ape4

No dia da soltura dos animais, a equipe do IAR precisou viajar de caminhão, barco e a pé, totalizando 40 horas. As últimas seis horas foram as mais árduas, já que a equipe precisou carregar a pé a caixa de transporte dos dois orangotangos enquanto atravessavam a densa floresta. Mas valeu a pena! Assim que a equipe abriu as caixas, Johnny e Desi imediatamente saltaram para as árvores e de volta para o lugar de onde nunca deveriam ter sido retirados.

ape5

ape7

ape8

ape9

ape10

ape11

ape12

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe recebe apoio de orangotango enquanto amamenta bebê