Debate

Precisamos escutar as tocantes e aterrorizantes ‘mensagens de despedida’ das pessoas na Síria

por: Redação Hypeness

Chegam notícias de um suposto fim da sangrenta batalha pela cidade de Alepo, na Síria, entre rebeldes insurgentes e as tropas de Bashar Al-Assad. Os rebeldes teriam aceitado deixar a cidade, e permitir assim a retirada dos milhares de civis que permanecem presos, sob intenso bombardeio, invasões, execuções e conflitos.

Comemorar qualquer conquista, no que diz respeito à guerra que já se arrasta desde 2011, levando mais de 300 mil vidas pelo controle da Síria, é dificil – e os depoimentos recolhidos nos últimos dias pelo Twitter revelam o horror de quem se viu preso na cidade que um dia foi uma jóia arquitetônica, e que agora não passa de escombros.

alepo2

Compreender de fato o conflito sírio, envolvendo tropas russas, apoio americano, o regime sírio, rebeldes, Estado Islâmico e Hezbolah não é simples – mas é fácil ter certeza que a população estão passando por um terror imperdoável. Agências humanitárias internacionais descrevem o cenário como “uma completa dissolvência da humanidade”. Fontes acusam que 82 pessoas tenham sido executadas a sangue frio nas últimas horas por tropas do governo – muitas delas dentro de suas casas.

"Meu pai está ferido agora. Estou chorando - Bana"

Meu pai está ferido agora. Estou chorando – Bana

É através do Twitter que esses sobreviventes se comunicam com o mundo – muitas vezes sem saber se esta será sua última mensagem. A certeza de que as tropas do regime chegarão em breve lhes faz saber também que o fim da própria vida está perto.

A esperança de que o conflito de fato chegue ao fim na região é renovadora – mas a única coisa que verdadeiramente importa agora é conseguir tirar tais pessoas de lá, e lhes devolver o sentido de sua própria existência: humanidade.

Acho que é adeus... Obrigado a todos que resistiram por nós e pagaram por nós. Mas já está chegando o fim e eles em horas irão nos matar.

Acho que é adeus… Obrigado a todos que resistiram por nós e pagaram por nós. Mas já está chegando o fim e eles em horas irão nos matar.

Meu nome é Bana. Tenho 7 anos de idade. Estou falando para o mundo ao vivo da parte leste de Alepo. Esse é meu último momento para viver ou morrer - Bana.

Meu nome é Bana. Tenho 7 anos de idade. Estou falando para o mundo ao vivo da parte leste de Alepo. Esse é meu último momento para viver ou morrer – Bana.

Lamar está me implorando que a pegue no colo. Será que a verei por mais um dia?

Lamar está me implorando que a pegue no colo. Será que a verei por mais um dia?

Mensagem final - estou muito triste que ninguém nos está ajudando nesse mundo, ninguém está evacuando a mim e à minha filha. Adeus - Fatemah.

Mensagem final – estou muito triste que ninguém nos está ajudando nesse mundo, ninguém está evacuando a mim e à minha filha. Adeus – Fatemah.

Obrigado mundo... Você acabaram de nos matar. Pelos poderes do mal...

Obrigado mundo… Você acabaram de nos matar. Pelos poderes do mal…

Escutamos crianças chorando, escutamos pedidos de ajuda, mas não podemos fazer nada. Estamos sendo constantemente bombardeados.

Escutamos crianças chorando, escutamos pedidos de ajuda, mas não podemos fazer nada. Estamos sendo constantemente bombardeados.

Oh deus... Nos acorde desse pesadelo. Alepo está sendo apagada e mais de 50 mil pessoas correm o risco de de serem mortas. A maioria mulheres e crianças.

Oh deus… Nos acorde desse pesadelo. Alepo está sendo apagada e mais de 50 mil pessoas correm o risco de de serem mortas. A maioria mulheres e crianças.

Esse é um chamado e pode ser o último chamado. Salvem as pessoas de Alepo. Salvem minha filha e outras crianças.

Esse é um chamado e pode ser o último chamado. Salvem as pessoas de Alepo. Salvem minha filha e outras crianças.

alepo1

© imagens: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Disney é acusada de roubar ideia de O Rei Leão de outro desenho; frames impressionam