Seleção Hypeness

10 presentes criativos e sustentáveis para esse Natal

por: Luiza Ferrão

Publicidade Anuncie

Fantasias, roupas, acessórios, produtos de beleza, cursos, alimentos. Esta semana a Seleção Hypeness reúne uma lista de 10 produtos incríveis que não agridem o meio ambiente, nem a saúde, e estimulam economias locais de diferentes pontos do Brasil!

Vale a pena tomar nota:

1. Jóias de borracha da Amazônia

flavia-amadeu

A designer Flávia Amadeu cria jóias em parceria com comunidades produtoras e artesãos da floresta Amazônica. Ela os ensinou a tingir e produzir a borracha que é usada para confeccionar os acessórios, e provém do látex natural de seringueiras nativas. Dessa forma, ajuda-os a comercializar um produto com valor agregado e lhes dá a oportunidade de optar por um trabalho sustentável, que preserva a floresta, ao invés de submeterem-se a atividades que geram impacto socioambiental negativo, como por exemplo madeireiras.

2. Café Orgânico

cafe-orga%cc%82nico

A gente adora um bom café! E mais ainda quando é 100% livre de adubos químicos, agrotóxicos, venenos e hormônios. É o caso da Cia Orgânica de Café, que produz os grãos na região de Alta Mogiana, Sul de Minas e Bahia. Os cafés são limpos, garantindo condições dignas de trabalho no campo e o cuidado com a saúde. Ah, eles também são comercializados em embalagens recicláveis!

3. Cestas saudáveis

s-simplesmente

Uma seleção produtos frescos, artesanais e sem aditivos, que respeitam a sazonalidade e são armazenados em embalagens retornáveis. Essa é a proposta da S Simplesmente para esse Natal. A da foto vem com um arranjo de flores, pão artesanal, salty granola, tahimel, spice sal e uma camiseta. São várias combinações, e para ter detalhes das outras, escreva para s@simplesmente.co.

4. Roupas “do bem”

flavia-aranha

A estilista Flávia Aranha estimula um ecossistema harmônico e consciente na indústria da moda, através de uma rede de fornecimento humanizada, que valoriza todos os elos da cadeia produtiva – da matéria prima ao consumidor final. A novidade da marca para o Natal é a coleção feita em parceria com o Central Veredas, do Vale do Urucuia (MG). São 9 grupos produtivos envolvidos, que fazem desde a fiação artesanal do algodão, passando pelo tingimento natural com plantas nativas da região do cerrado, bordado e tecelagem. Mais informações em http://flaviaaranha.com.

5. Fantasias do Enjoei

enjoei

Usado também é sustentável! E quem quiser presentear no Natal já pensando na folia do Carnaval pode encontrar fantasias em ótimo estado no site Enjoei, que comercializa produtos de segunda-mão. Além de serem sustentáveis, na maioria das vezes eles são mais baratos também!

6. Curso online de impacto social positivo

Que tal presentear com um novo olhar? Essa é a proposta da Artemísia, que dispõe de um curso online  que revela o conceito de negócios de impacto social positivo. Seu conteúdo explora os principais problemas sociais da população de baixa renda no Brasil, explica como negócios que transformam a sociedade podem melhorar a condição de vida das pessoas no nosso país e no mundo, e exemplifica modelos desse tipo com cinco casos nacionais. É e o único do Brasil que oferece certificado no tema após o teste final.

7. Cosméticos orgânicos

oleo-vegetal-corporal-orga%cc%82nico

A Souvie desenvolve cosméticos orgânicos  que prometem alimentar a pele e cuidar da saúde, sem que haja agressividade em nome da beleza. A marca acaba de lançar para no mercado sua primeira linha, a gestante, que apesar do nome, pode ser usada por qualquer pessoa. Os produtos incluem óleo vegetal corporal (foto), hidratantes para corpo, pernas e pés, shampoo e condicionador, entre outros. Para mais informações acesse souvie.com.br.

8. Kits de Chás da Gaia Orgânica

gaia-orga%cc%82nica

A Gaia Orgânica trabalha com produtos 100% naturais e 100% veganos. Para o Natal, preparou um kit que contém dois copos de cerâmica do Ateliê Ventre da Terra e uma mistura de ervas especiais da marca, para fazer aquele chazinho saboroso da tarde. O primeiro, Calmaria, leva camomila, lavanda e funcho. E o segundo, Energia, Limão, Hibisco, gengibre e melissa.

9. Acessórios Indígenas do Ponto Solidário

ponto-legal

A associação sem fins lucrativos trabalha com o conceito do comércio justo, economia solidária e sustentabilidade. Expõe e vende produtos artísticos e artesanais de ONGs brasileiras, cooperativas, comunidades regionais, povos indígenas e artistas. Para comprar, acesse http://pontosolidario.org.br/

10. Bio-joias e decoração feitas pelos índios da etnia Fulni-ô

shumaya

Tapetes, esteiras e bolsas de palha de Ouricuri são produzidas pelos índios da etnia Fulni-ô, cuja a tribo, situada no município de Águas Belas, em Pernambuco, é a única do Nordeste brasileiro que mantém viva a sua língua nativa, o Yaathe. Eles também produzem instrumentos como arco e flecha, chapéu de palha, cocares e xanducas (cachimbos) entre outros. Para encomendar, acesse https://www.facebook.com/Xumaya-Xya-536129109876469/?fref=ts

Todas as fotos: Divulgação / Reprodução

faixa-selecao-hypeness

Publicidade Anuncie



X
Próxima notícia Hypeness:
Em defesa dos animais ‘feios’: por que você deveria se engajar nesta causa