Debate

Quatro mulheres que abortaram viram personagens de história de quadrinhos e lembram a importância da discussão

Redação Hypeness - 16/12/2016

Quando se fala em aborto no Brasil, muita gente associa de cara a coisa toda com clínicas escuras e escondidas, médicos carniceiros e todo um imaginário assustador. Mas na prática as coisas não são sempre assim. É o que mostra uma reportagem em quadrinhos criada pelas estudantes de jornalismo Heloísa D’Angelo e Joyce Gomes.

A ideia partiu de Heloísa, que sempre curtiu quadrinhos, tendo feito até mesmo um curso de desenho durante dois anos. Foi ela também a responsável pela arte da reportagem. As jovens tiveram a ideia de transformar o trabalho que apresentariam como TCC em uma história em quadrinhos contando a realidade de diferentes mulheres que interromperam uma gravidez após os protestos de mulheres a favor da legalização do aborto no país.

marias1

Com o nome de Quatro Marias, a reportagem conta a história de quatro mulheres de diferentes idades e contextos sociais que realizaram um aborto. Algumas delas, encararam o procedimento após um estupro enquanto outras estavam em um relacionamento e contaram com o apoio do parceiro, mas uma coisa parece ser comum a todas as histórias: o preconceito sofrido e o medo de falar sobre o assunto.

marias2

Não podíamos, em hipótese alguma, revelar quem eram as Marias – por isso, os desenhos precisavam ser o mais diferentes possível das entrevistadas reais“, explica o site do projeto. Segundo as estudantes contaram ao G1, a escolha pelos quadrinhos serviu também como uma maneira de esconder a identidade das fontes, ao mesmo tempo em que mostravam um rosto com o qual o leitor pudesse se identificar.

Abaixo, você confere alguns trechos da reportagem, que pode ser conferida na íntegra nesse link:

marias3

marias12

marias11

marias10

marias9

marias8

marias7

marias6

marias5

marias4

Todas as imagens © Heloísa D’Angelo e Joyce Gomes

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.